Search

Cuba suspende reabastecimento de voos internacionais após ameaça dos EUA

O governo cubano anunciou a suspensão do reabastecimento de voos internacionais no país devido à escassez de combustível. A decisão foi tomada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar impor tarifas a países que forneçam petróleo a Cuba.

A partir de segunda-feira, Cuba ficará sem combustível de aviação, o que deve interromper as operações de companhias aéreas que atuam no país, segundo a agência de notícias EFE, citando duas fontes. A escassez de querosene deve persistir pelo próximo mês, afetando todos os aeroportos internacionais de Cuba.

Contexto da Decisão

Em janeiro, Trump emitiu uma ordem executiva que declarou o governo cubano como uma “ameaça incomum e extraordinária”, justificando uma declaração de emergência nacional. O presidente dos EUA mencionou os laços de Cuba com países como China, Rússia e Irã, além de violações de direitos humanos e a liderança comunista, como fatores de desestabilização regional.

Como parte da ordem, Trump afirmou que tarifas dos Estados Unidos podem atingir países que forneçam qualquer tipo de petróleo a Cuba. O governo Trump tem intensificado as ações contra Cuba desde 3 de janeiro.

Reações e Medidas

Na sexta-feira, Cuba apresentou um conjunto de medidas para proteger serviços essenciais e racionar o fornecimento de combustível. O plano inclui restrições à venda de combustível, fechamento de estabelecimentos turísticos, redução da carga horária escolar e diminuição da semana de trabalho em empresas estatais para quatro dias.

A Rússia, que mantém relações com Cuba, afirmou que a situação do combustível em Havana é “verdadeiramente crítica”. O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, condenou as ameaças tarifárias de Washington, acusando o governo dos Estados Unidos de “chantagem e coerção”.

O México, que havia suspendido o envio de petróleo a Cuba, pretende enviar ajuda humanitária a partir de segunda-feira, buscando uma solução diplomática para retomar o envio de petróleo.

O governo cubano informou que companhias aéreas internacionais não poderão mais reabastecer no país.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Legacy Capital: Projeta corte mais profundo da Selic e eleva posições em renda fixa

Economia

Bitcoin: Criptomoeda oscila após queda para US$ 60 mil, mercado debate fundo

Investimentos

BC prepara pagamento de clientes do Will Bank após liquidação, diz diretor

Economia

Rússia acusa Ucrânia de ordenar tentativa de assassinato de general

Internacional

Rússia acusa EUA de ‘asfixiar’ Cuba em meio à crise energética

Internacional