A partir desta segunda-feira (10), Cuba suspenderá o fornecimento de combustível de aviação para voos internacionais, conforme comunicado Notam.
A medida, com validade até 11 de março, foi motivada pela crise energética no país, agravada pelo bloqueio de envio de petróleo e derivados imposto pelos Estados Unidos e pela intervenção americana na Venezuela, segundo informações.
Aeroportos afetados
A suspensão do abastecimento de combustível afetará os aeroportos José Martí, em Havana; Juan Gualberto Gómez, em Varadero; Jaime González, em Cienfuegos; Abel Santamaría, em Santa Clara; Ignacio Agramonte, em Camagüey; Jardines del Rey, em Cayo Coco; Frank País, em Holguín; Antonio Maceo, em Santiago de Cuba; e Sierra Maestra, em Manzanillo.
A mensagem codificada do Notam informa: “JET A1 FUEL NOT AVBL”.
O site 14Ymedio informou que o controle do querosene para aviões já estava em vigor no sábado.
Reações
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, classificou a situação do combustível em Cuba como crítica e mencionou contato com autoridades cubanas por meio diplomático.
A embaixada russa e o consulado-geral em Havana informaram que monitoravam a situação dos turistas russos no país, após relatos de atrasos em voos.
De acordo com a União Russa da Indústria de Viagens, cerca de 4.000 turistas russos estão em Cuba.