Search

Impacto dos Indicadores Econômicos no Crescimento dos Pequenos Negócios

crescimento dos pequenos negócios

Como a queda da inflação e o aumento do PIB beneficiam os pequenos empreendimentos

Os indicadores econômicos positivos têm um impacto significativo no crescimento dos pequenos negócios. No Boletim Focus, publicado nesta terça-feira (16), economistas indicam que a inflação deve diminuir e o PIB deve crescer 1,95% até o final de 2024. Este crescimento dos pequenos negócios reflete diretamente as condições econômicas favoráveis projetadas.

Otimismo com a Economia

Os analistas financeiros preveem uma redução na inflação e um aumento no Produto Interno Bruto (PIB) até o final de 2024. O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), aponta para a nona semana consecutiva de aumento nas previsões do PIB, chegando a 1,95%. Esta estimativa se aproxima da avaliação do Ministério da Fazenda, que prevê um crescimento de 2,2%.

Projeções de Inflação

Além do crescimento econômico, o mercado financeiro espera uma inflação de 3,71% até dezembro. Esse valor é inferior ao previsto na semana anterior, que era de 3,76%. Há um mês, a previsão era ainda maior, com uma estimativa de 3,79%.

Benefícios para Pequenos Negócios

Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca que esses indicadores econômicos positivos representam mais oportunidades. Segundo Lima, todos os sinais da economia são favoráveis, gerando mais empregos e renda. Os pequenos negócios, principais responsáveis pela criação de empregos no país, se beneficiam diretamente dessas condições econômicas melhoradas.

Selic e Crédito

O Boletim Focus também apresentou um aumento na estimativa da taxa Selic, de 9% para 9,13% até o final do ano. Lima ressalta que não há espaço para um aumento significativo na Selic, pois isso impacta diretamente os pequenos empreendedores. Com a Selic prevista em torno de 9%, a taxa média de juros para pequenos negócios deve ser reduzida para aproximadamente 30% até o final do ano.

Expectativas de Crescimento

Estamos observando indicadores reais muito positivos em vários setores, como o agropecuário e o comércio. Esse cenário de otimismo tende a continuar, beneficiando ainda mais os pequenos negócios.

Programa de Crédito Assistido

Para melhorar o acesso ao crédito para os pequenos negócios, o Sebrae e o governo federal estão se preparando para lançar um programa de crédito assistido. Esse programa visa facilitar o acesso ao financiamento, promovendo ainda mais o crescimento dos pequenos negócios.

Fonte: https://agenciasebrae.com.br/economia-e-politica/indicadores-positivos-do-mercado-financeiro-repercutem-nos-pequenos-negocios/


Podcast – Desperte o empreendedor que há em você! Junte-se a nós no nosso podcast sobre empreendedorismo e descubra as ferramentas, dicas e histórias inspiradoras que vão transformar suas ideias em sucesso. Não perca!
Conheça nosso canal – youtube.com/@empreendasc

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Depois de Surfland, Leroy Merlin e outras grandes obras, uma empresa blumenauense é escolhida para executar o Golf Resort, o maior campo de golfe iluminado da América Latina

Notícias
De 2026 a 2033: calendário da reforma tributária para você não ser pego de surpresa

De 2026 a 2033: calendário da reforma tributária para você não ser pego de surpresa

Reforma Tributária
Reforma tributária: o que vai mudar na sua empresa até 2033

Reforma tributária: o que vai mudar na sua empresa até 2033

Reforma Tributária
Bruno Todero Sicredi Vale Litoral

Bruno Todero: 15 anos de Sicredi, propósito e liderança centrada nas pessoas

Destaques

Oito em cada dez brasileiros seguem endividados

Economia