Crescimento do comércio impulsiona micro e pequenas empresas, que representam 30% do PIB e geram mais empregos
O crescimento do comércio em abril de 2024 trouxe um cenário otimista para micro e pequenas empresas. Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 13 de junho, as vendas do setor avançaram 0,9% no mês. Esse é o quarto mês consecutivo de resultados positivos no varejo, que acumula uma alta de 4,9% no ano e um crescimento de 2,2% em comparação com abril do ano anterior. O levantamento avalia a receita bruta de revenda em empresas com 20 ou mais funcionários, cuja atividade principal é o comércio varejista.
Impacto no PIB e Empregos
Os dados do crescimento do comércio são animadores e refletem a condução econômica do governo federal, liderado pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Pequenos negócios, que hoje compõem cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), foram responsáveis por criar seis de cada dez empregos em abril.
Setores em Destaque
Cinco das atividades pesquisadas mostraram crescimento em abril. O setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação liderou com um aumento de 14,2%. Supermercados, bebidas e fumo também tiveram um desempenho positivo, crescendo 1,5%. O segmento de móveis e eletrodomésticos, que registrou uma queda em março, voltou a crescer, subindo 2,4%. Em contraste, os setores de livros, jornais, revistas e papelaria (-0,4%) e de tecidos, vestuário e calçados (-0,7%) apresentaram retração.
Desempenho por Estado
Rondônia, Roraima e Amapá foram os estados com os melhores desempenhos em abril, registrando avanços de 5,1%, 4,5% e 3,7%, respectivamente. Por outro lado, Maranhão (-1,4%), Bahia (-1,2%) e Paraíba (-1,1%) apresentaram os piores resultados.
Otimismo e Perspectivas Futuras
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, destacou que esses resultados econômicos evidenciam um novo momento para o Brasil. Com o crescimento do PIB em 0,8% no trimestre recente, o país está no caminho certo para retomar a posição de oitava maior economia mundial. Esse crescimento beneficia empreendedores e trabalhadores, aumentando o consumo das famílias e promovendo inclusão e dignidade.
O crescimento do comércio é uma excelente notícia para pequenos negócios e a economia brasileira como um todo. Com uma trajetória de alta nas vendas, o setor varejista demonstra sua força e potencial para continuar gerando empregos e impulsionando o PIB do país.
Fonte: https://agenciasebrae.com.br/economia-e-politica/vendas-avancam-09-em-abril-no-comercio-e-pequenos-negocios-aproveitam-momento-de-alta/
Créditos da foto de capa: Foto-Luis-Tajes
Podcast – Desperte o empreendedor que há em você! Junte-se a nós no nosso podcast sobre empreendedorismo e descubra as ferramentas, dicas e histórias inspiradoras que vão transformar suas ideias em sucesso. Não perca!
Conheça nosso canal – youtube.com/@empreendasc