O empreendedorismo no Brasil oferece oportunidades inigualáveis. Em 2022, o país registrou 20,1 milhões de empresas ativas. Na região Sul, 253.447 novas empresas foram abertas no segundo quadrimestre de 2021, com um aumento de 2% em relação ao quadrimestre anterior. Contudo, o número de Microempreendedores individuais caiu 0,8% entre os tipos de negócios abertos, totalizando 1.102.769. Por outro lado, a Sociedade Empresária Limitada teve o maior crescimento, com 266.643 novos negócios, um aumento de 15,9%.
Interpretando a Atual Situação
Setembro de 2022 trouxe consigo uma taxa de desemprego no Brasil de 8,9%, que levou muitos brasileiros a optarem pelo empreendedorismo por necessidade. No entanto, este cenário também tem incentivado muitos empresários a formalizarem seus negócios e investirem em novas ideias.
Conceitos sobre empreendedorismo
Empreendedorismo – O empreendedorismo está ligado à capacidade de uma pessoa identificar oportunidades, além de desenvolver e executar projetos com impacto positivo nos negócios, na sociedade e na vida das pessoas.
Empreendedorismo por necessidade: é quando a situação em que a pessoa se encontra a levou a empreender por falta de uma alternativa profissional. Por meio do empreendedorismo, ela busca uma forma de criar renda, além de melhorar a sua vida financeira e a autoestima profissional.
Empreendedorismo por oportunidade: ocorre quando uma pessoa se torna empreendedora por ter percebido uma oportunidade de negócio e quer preencher essa lacuna, mesmo tendo outras perspectivas profissionais.
Empreendedorismo social: é uma modalidade focada em resolver problemas sociais e ambientais. É diferente das Organizações Não Governamentais (ONGs), porque, como acontece com as empresas, busca gerar lucro com suas atividades.
Empreendedorismo corporativo: também chamado intraempreendedorismo, consiste em ter uma postura empreendedora mesmo não sendo dono da empresa, mas um colaborador que busca oportunidades de negócios, melhorias e soluções para o todo.
Empreendedorismo digital: são os negócios que atuam predominantemente no ambiente virtual, modalidade crescente em todo o mundo, especialmente após o início da pandemia. E-commerce, marketing digital e tecnologia da informação são exemplos.
Empreendedorismo em série: é o caso de empreendedores que conseguem identificar oportunidades de negócio, estruturar empresas e ter um bom desempenho em diferentes negócios, contando com outras pessoas para garantir a administração de todos eles.
Tendências para 2023: O que esperar?
A economia global está passando por uma recessão e como consequência, o Brasil também sofre com a instabilidade econômica, com a OCDE prevendo um crescimento reduzido de apenas 0,6%. Além disso, a pandemia deu impulso à adoção de novas tecnologias e a digitalização dos negócios em 2023 será ainda mais acelerada. A responsabilidade social e ambiental também se tornou um tema relevante e os consumidores estão cada vez mais atentos a isso. Não só isso, mas também à necessidade de se encontrar uma maior autonomia e flexibilidade no trabalho, especialmente entre as gerações mais jovens. O capital humano se tornou então a prioridade para que as empresas possam se destacar e gerar bons resultados.