Search

Ciclo de queda da taxa de juros pode impulsionar oportunidades de crescimento nas empresas, afirma especialista

Pela primeira vez em três anos, a taxa básica de juros volta a cair no Brasil. A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada no início deste mês, de cortá-la em meio ponto porcentual foi comemorada pelo governo, economistas e empresários. Com a decisão, a Selic ficou em 13,25% e um ciclo de cortes foi iniciado, devendo-se manter o ritmo de 0,5%, o que significa que o ano pode acabar com esse índice econômico em 11,75%.

Com a Selic mais baixa, a expectativa é de taxas de empréstimos reduzidas e a melhora do consumo de maneira geral. Marco Antonio de Oliveira, sócio e especialista em gestão de negócios da consultoria empresarial O4B, destaca que é momento das empresas ficarem atentas às oportunidades de negócios e investimento no crescimento.

“O crédito mais barato favorece o consumo e as empresas – da indústria ao varejo – já estão cientes disso. Mas, para aproveitar o momento é preciso se preparar, saber olhar para o mercado e perceber se há estratégias que precisam ser alteradas ou construídas dentro do negócio para se adequar. Ter velocidade para avançar na aproximação com clientes e testar modelos de acesso devem impulsionar os resultados e capturar valor no movimento de varejo no segundo semestre”, comenta o especialista da O4B.

A consultoria especializada em projetos de definição das estratégias de acesso ao mercado conta com mais de 50 consultores associados que apoiam empresas em processos de fortalecimento e expansão dos negócios ou novos produtos.

Outro reflexo esperado da queda contínua de juros é o investimento das empresas com foco em expansão. Para Marco Antonio, o cenário deve estimular que as empresas tirem do papel algumas ideias de crescimento e que, se amparadas em uma estratégia sólida, podem gerar os resultados esperados.

“Esse novo ciclo dos juros começando a baixar pode significar uma oportunidade importante para as empresas que já pensavam em expandir seus negócios, mas eram afugentadas pelas altas taxas, pela falta de expectativa de queda, bem como, pela desconfiança com os rumos da economia. Esse movimento leva também à redução dos custos de operação e abre espaço para novos investimentos”, destaca.

No entanto, é preciso saber onde e como investir para gerar crescimento. Ainda de acordo com o especialista, saber aproveitar o momento também será um desafio de gestão para as empresas. Marco Antonio pontua que, assim como nos momentos de crises, a retomada exige cautela e estratégias alinhadas às necessidades dos clientes e às pressões que o mercado pode ter sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Sobre a O4B

Fundada em São Paulo (SP) e com atuação em diversas regiões do país, a O4B – Open For Business é uma consultoria que atua nas áreas de estratégia corporativa, estratégias de acesso a mercado, governança corporativa e controladoria e finanças. Seus projetos se diferenciam pela atuação inclusive na fase de implementação das ações que forem sugeridas. A equipe formada por mais de 50 consultores especialistas, com formação e experiência de nível sênior garantem a entrega de projetos de alto valor agregado às empresas de médio e grande porte. Constam no portfólio da O4B marcas como WWF, Melhoramentos, Altenburg, Haco, Ipel, Cottonbaby e LezaLez.

Mais informações: o4b.com.br


Fonte: Francieli Correa – TREVO COMUNICAÇÃO

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Segurança no Pix

Como o Pix Revoluciona Pagamentos com Segurança e Acessibilidade

Notícias
Meta enfrenta ação bilionária

Meta enfrenta ação bilionária por exploração de dados no Reino Unido

Notícias
W1 Consultoria expande para Itajaí e Blumenau

W1 Consultoria abre escritórios em Santa Catarina e Blumenau

Empreendedorismo
WK apoia Jovem Programador

WK apoia Jovem Programador e investe em talentos da tecnologia

Notícias
História da Blulivro

Cultura e Empreendedorismo: Os 21 Anos de Sucesso da Blulivro

Destaques