Search

China importa volume recorde de soja em 2025, impulsionando América do Sul

A China importou um volume recorde de soja em 2025, totalizando 111,83 milhões de toneladas, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados nesta quarta-feira.

Os compradores chineses aumentaram drasticamente as encomendas da América do Sul, principalmente Brasil e Argentina, impulsionados por preocupações com a oferta em meio à instabilidade comercial. Esse cenário, que se intensificou no segundo e terceiro trimestres, levou à antecipação das compras de soja sul-americana.

Desempenho de Dezembro

As importações de soja em dezembro aumentaram 1,3% em relação ao ano anterior, atingindo 8,04 milhões de toneladas. Analistas apontam que atrasos no desembaraço alfandegário afetaram o fluxo, levando algumas usinas a reduzir operações.

Em base mensal, as importações de dezembro caíram 0,9% em relação a novembro. De maio a outubro, a China estabeleceu recordes de importação, focando na soja sul-americana e evitando a dos EUA devido a tarifas.

Compras dos EUA

Após uma trégua comercial com Washington no final de outubro, Pequim intensificou as compras de soja dos EUA. Estima-se que a China tenha adquirido quase 10 milhões de toneladas, representando até 80% do comprometimento de compra estabelecido.

O armazenador estatal da China realizou quatro leilões desde dezembro para liberar espaço para os embarques de soja dos EUA previstos.

Diante da expectativa de oferta mais restrita, analistas projetam um total de 7,48 milhões de toneladas de soja importadas em janeiro e 5,2 milhões de toneladas em fevereiro.

A China continua ajustando suas compras de soja, com foco na diversificação de fornecedores e atenção às relações comerciais internacionais.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Confronto econômico é maior risco global, aponta Fórum Econômico Mundial

Notícias

Presidente do Fed da Filadélfia reitera possibilidade de cortes nos juros

Mercado Financeiro

Kashkari, do Fed, diz ser cedo para cortar juros, apesar da inflação persistente

Mercado Financeiro

Fim de moratória da soja levanta dúvidas sobre promessas ambientais de tradings

Agronegócio

China bate recorde de importação de soja em 2025, impulsionada pela América do Sul

Agronegócio