Search

CEO demite 80% da equipe por falta de adesão à IA

Em uma medida drástica, o CEO da IgniteTech, Eric Vaughan, reestruturou a empresa, demitindo quase 80% da equipe por não aderirem à utilização da inteligência artificial (IA). A decisão, tomada no início de 2023, visava impulsionar a transformação da empresa diante do que Vaughan considerou uma mudança “existencial” no mercado de tecnologia.

A substituição em massa ocorreu ao longo de 2023 e início de 2024. Vaughan, em entrevista à revista Fortune em 2025, afirmou que a mudança foi difícil, mas necessária. Ele identificou resistência à adoção da IA, especialmente por parte de profissionais técnicos, que levantavam preocupações sobre as limitações da tecnologia. As equipes de marketing e vendas, por outro lado, mostraram maior entusiasmo.

Resistência à IA e a Cultura da Mudança

A pesquisa da Writer, plataforma de IA, corrobora a resistência encontrada por Vaughan, indicando que um em cada três trabalhadores já “sabotou ativamente” a implementação de IA em suas empresas. A falta de uma estratégia clara e o medo da substituição de empregos foram apontados como fatores-chave.

A IgniteTech, após a reestruturação, passou a investir em treinamento e ferramentas de IA, além de contratar especialistas para impulsionar a nova cultura. A empresa lançou duas soluções de IA e, financeiramente, encerrou 2024 com “quase 75% de Ebitda”, mesmo com a aquisição da Khoros. A empresa expandiu o quadro de funcionários em 2026, com foco em especialistas em IA para diversas áreas.

A experiência de Vaughan ressalta a importância de investimento em IA, mas também na adesão e alinhamento da equipe. Ele enfatiza que a mudança é cultural e de negócios, e que a velocidade da IA exige aprendizado contínuo.

Ainda em 2026, Vaughan ressalta que a empresa precisa seguir avançando e aprendendo para não ficar para trás. Ele enfatiza que apesar de todas as mudanças, ainda não se sente à frente da curva.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Jefferson Schmidt Legado FIFA Santa Catarina

Do Serviço Público ao Legado FIFA: a nova missão de Jefferson Schmidt no desenvolvimento do esporte em Santa Catarina

EmpreendaSC Cast

Acordo Mercosul-UE: Após assinatura, entraves e prazos para a redução de tarifas

Logística

Vendas do varejo brasileiro caem 0,5% em 2025, aponta Índice Stone

Mercado Financeiro

China: Exportações sobem 6,6% em dezembro e superam expectativas

Internacional

Ibovespa Hoje: PF faz buscas contra Vorcaro, China importa soja e EUA aguardam decisões

Mercado Financeiro