Aprovado pelos países da União Europeia, o acordo comercial com o Mercosul pode levar até três anos para ser totalmente implementado, segundo Welber Barral, advogado especialista em comércio internacional. A despeito do tempo de implementação, Barral destaca que o acordo trará maior estabilidade regulatória e atrairá investimentos para o Brasil.
Aprovação e Próximos Passos
Na última sexta-feira, 9 de janeiro, a União Europeia confirmou a aprovação do acordo comercial, abrindo caminho para a assinatura do tratado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na próxima semana, no Paraguai. Após a assinatura, o Parlamento Europeu votará a aprovação, e os membros do Mercosul deverão ratificar a proposta em seus congressos.
Tempo de Implementação
Barral explicou que a votação dos eurodeputados pode levar um ano, enquanto as votações nos parlamentos latino-americanos podem levar até três anos. Além disso, algumas seções do acordo que extrapolam a política comercial precisarão ser votadas nos parlamentos nacionais dos membros da UE, seguindo os procedimentos de cada país.
Benefícios e Oposições
O advogado afirmou que o acordo oferece vantagens como acesso a um mercado amplo e atração de investimentos. A França, Irlanda, Polônia e Hungria se opuseram à aprovação. Para atrair apoio da Itália, foram feitas concessões ao setor do agronegócio europeu, com a antecipação de cerca de 45 bilhões de euros em recursos da Política Agrícola Comum a partir de 2028.
Reações do Mercado
Grupos empresariais celebraram o acordo. O presidente da Câmara de Comércio França Brasil, em conversa com o InfoMoney, disse que os países devem aproveitar a oportunidade de abertura comercial promovida pelo acordo.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp