Reunião ordinária também marca o processo eleitoral da entidade, que deverá ter um novo presidente no próximo biênio. Encontro está marcado para o dia 18 de abril, na sede da Associação Empresarial
O encontro é aberto a qualquer associado e trará a prestação de contas das atividades desenvolvidas pela entidade durante o último ano. A Assembleia Geral da Associação Empresarial de Gaspar (Acig) também terá a apresentação do balanço do biênio 2022/2024, que se encerra neste mês de abril. “Foi uma honra estar à frente da Acig por esse tempo. Contando a vice-presidência, posteriormente elevada à presidência e a atual gestão, são três anos de trabalho, com comprometimento e preocupação em levar o melhor para o associado, dando-lhe respaldo nas suas demandas e promovendo formas de proporcionar crescimento do ecossistema empresarial”, afirma Edemar Enio Wieser, presidente da entidade.
Em junho a Acig comemora 42 anos de existência, contabilizando cerca de 200 associados ativos. Uma das bandeiras da atual gestão foi incentivar o associativismo de empresários de todos os ramos e portes de empresas, além de estimular a participação feminina na entidade. “Um exemplo dessa iniciativa foram as finais dos dois Prêmios Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo, nas quais tivemos a disputa entre três empreendedoras a cada edição”, lembra Edemar, lembrando também do trabalho ativo de empresárias nas cadeiras de direção da Acig.
De acordo com a avaliação de Edemar, a entidade teve um papel fundamental no apoio ao empresariado no pós-pandemia, quando desenvolveu diversas ações que deram um fôlego para a manutenção de várias empresas locais: houve desde a solicitação de prorrogação do pagamento de impostos municipais, passando por encontros virtuais (quando ainda não era o momento de aglomerações) que ofereceram instruções e informações sobre o dia a dia dos colaboradores.
Frente a todas as adversidades enfrentadas nesse cenário pandêmico, a Acig detectou várias necessidades entre os associados e buscou formas de oferecer ainda mais capacitações, treinamentos e orientações técnicas que garantissem a perenidade dos negócios. A abertura do leque de convênios e o fortalecimento dos benefícios que a entidade oferece aos associados e seus colaboradores também seguiu essa mesma vertical de apoio. O aumento da frequência de reuniões itinerantes, como forma de aproximar o empresário da entidade, além de valorizar o espaço in loco dos associados, também teve um peso significativo no reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Acig.
Um grande marco da gestão 2022/2024 foi a conquista do título de Gaspar como Capital Nacional da Moda Infantil – e as responsabilidades que o selo trouxe para a cidade, exigindo a parceria público-privada para a realização de movimentos que façam jus a ele. “O Diagnóstico Situacional da Capital Nacional da Moda Infantil foi um documento que partiu da nossa entidade, mas que teve participação de várias esferas sociais, e que reúne com riqueza de detalhes sugestões que podem ser desenvolvidas com vistas em potencializar a economia local por conta do título. Desde melhorias em infraestrutura, passando por profissionalização de mão de obra, até aspectos culturais, como incutir nas escolas o significado deste selo, estão nesse diagnóstico”, recorda o presidente. As iniciativas envolvendo segurança pública também foram tônica durante esta gestão da Acig: os pleitos constantes por mais policiamento nas ruas, a destinação de verbas para compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os militares da cidade e as tratativas de incentivo de doação de um terreno para a construção da nova sede do batalhão da PM, feito em parceria entre a prefeitura e o governo do estado, são alguns dos destaques.
O evento Conect to Market foi um dos que nasceu a partir dos insights desse documento e que trouxe várias perspectivas para empresários de diversos setores, principalmente os do segmento têxtil. Outro evento que traz muito orgulho para a atual diretoria é o projeto Empreendedorismo nas Escolas, que aproxima a realidade empreendedora e associativista de estudantes do ensino médio. E ainda na linha de responsabilidade social, é indispensável citar o papel da Acig nas tratativas de implantação do Observatório Social de Gaspar, que deve chegar para dar ainda mais transparência à gestão pública local.
“Também não podemos esquecer de todos os pleitos que levantamos quanto às melhorias de infraestrutura na nossa cidade, das conversas com órgãos públicos municipais, estaduais e até federais na busca por investimentos e oportunidades mais adequadas para toda a comunidade”, ressalta Edemar, fazendo referência às tratativas com o Dnit, quanto à implantação de uma via marginal à BR-470 duplicada, às solicitações de revitalização de rodovias estaduais e às constantes conversas com a Celesc, sobre melhorias no abastecimento de energia elétrica em Gaspar.
Nova diretoria
O encontro do dia 18 também reserva o momento de escolha da nova diretoria da Acig para o biênio 2024/2026. Todas as tratativas vêm seguindo o estatuto interno e, conforme as regras, qualquer associado que esteja presente na Assembleia Geral Ordinária tem o direito de votar. A chapa única inscrita na eleição tem o empresário Eduardo Deschamps como presidente e Kieri Madilane da Silva, como vice. A agenda está marcada para ocorrer a partir das 8h da manhã, na sede da Acig.
Sobre a Acig
A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) foi fundada no dia 22 de junho de 1982. A entidade é formada por pessoas com ideias empreendedoras, que buscam o desenvolvimento dos empresários da cidade, além do desenvolvimento municipal. É um órgão capaz de gerar instrumentos facilitadores para a classe empresarial, servindo como um ponto de convergência de interesse dos associados, comunidade e gestão pública.