Search

ALI Produtividade terá nova turma para o 1º semestre

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) existe há mais de uma década e tem o objetivo de auxiliar na implementação de práticas inovadoras, com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto dentro das empresas. A iniciativa do Sebrae/SC é gratuita e voltada para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Os interessados têm até o dia 9 de fevereiro para fazer o cadastro de intenção de vaga no link https://forms.office.com/r/9xuDMjWUgq.

A metodologia diferenciada foca em tornar o negócio mais produtivo e competitivo, sempre com o acompanhamento de um Agente Local de Inovação, que conduz toda a trajetória da empresa no programa. Fabiane Celuppi é sócia em uma empresa de engenharia e sentiu os impactos de participar da iniciativa. “Não tínhamos uma estrutura organizacional definida ou que funcionasse de forma eficiente. O ALI foi fundamental para nos ajudar a promover mudanças nesse sentido e encontrarmos o nosso ponto de equilíbrio. Além disso, eu tinha muita vontade de implantar um setor para atendimento exclusivo voltado à manutenção predial, focado em condomínios, bem como trabalhar com engenharia diagnóstica. Ao mesmo tempo em que busquei especialização na área, com a ajuda da Leila, nossa Agente Local de Inovação, implantamos o setor e após a mensuração dos indicares vimos que deu muito certo”, conta a empreendedora. O negócio que teve o faturamento triplicado, inclusive, ganhou o prêmio na categoria Empreendedorismo Feminino da edição do ALI Produtividade do qual participou.

Segundo Leila Araújo Falani, agente local de inovação que deu o suporte para a empresa de Fabiane, a inovação do negócio, que atua num ramo majoritariamente masculino, esteve ligada ao posicionamento da marca e ao desenvolvimento de uma equipe multidisciplinar de parceiros e fornecedores prioritariamente femininos. “A Fabiane mudou as formas de divulgação da empresa, além disso trabalhamos a criação de um novo serviço, focado em manutenções prediais – que trouxe vários clientes, em potencial, síndicas mulheres. Frente a isso, ela desenvolveu ações estratégicas que envolvessem o contato com esse público. Com todas essas iniciativas, a empresa da Fabi conquistou o aumento de produtividade que estava buscando”, explica Leila.

Os encontros do ALI Produtividade são presenciais, individuais e coletivos, junto com outras empresas participantes, nos quais há a oportunidade de desenvolver novas práticas empreendedoras, além de muito networking. Outros benefícios do programa são o aumento de faturamento e redução de custos através da inovação em produtos, processos, marketing, modelos de negócio, práticas sustentáveis e digitalização, crescimento e fortalecimento da marca.

“O ALI Produtividade oferece ferramentas que levam o empreendedor a desenvolver uma outra visão sobre o seu negócio. Não raro, a solução para um problema ou a conquista de resultados melhores não exigem altos investimentos e podem ser alcançados com pequenas mudanças cotidianas. Quando falamos de inovação, não estamos necessariamente linkando a tecnologia, mas, sim, a processos diferenciados, aplicados de forma rápida e eficiente, que trazem impactos positivos a curto prazo”, explica Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC.  

As vagas para o novo ciclo do programa, que deve iniciar em fevereiro, são limitadas. Os agentes ALI têm disponibilidade para atendimento em todas as cidades do Vale do Itajaí. “Empresas de toda a região podem se inscrever, não apenas de Blumenau. Por isso, empresários Indaial, Pomerode, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Apiúna, Ascurra, Rodeio e Doutor Pedrinho de também podem fazer a inscrição”, lembra Alice.

Fonte: Roberta Koki – TREVO COMUNICAÇÃO

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

liberdade econômica em Santa Catarina

Santa Catarina avança no ranking de liberdade econômica e reforça ambiente de negócios

Destaques
crescimento econômico de Santa Catarina em 2025

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no Brasil em 2025

Destaques
países recusam conselho de paz de Trump

Países rejeitam conselho de paz proposto por Trump e expõem fraturas diplomáticas

Destaques
Alexandre Jahn Blumenau Futsal

Do Ginásio Escolar ao Palco Nacional: A Jornada de Alexandre Jahn e a Construção do Blumenau Futsal

EmpreendaSC Cast
Elon Musk Davos Fórum Econômico Mundial

Aparição surpresa de Elon Musk em Davos reacende debate sobre poder das big techs

Destaques