Blumenau enquanto Capital Nacional da Cerveja traz para si, uma responsabilidade ainda maior na qualidade da bebida que aqui é produzida na cidade, bem como, no nível de exigência. O turista que por aqui chega não se contenta em beber qualquer produto. E os próprios nativos daqui já estão se adaptando a este paladar mais refinado, quando o assunto é o consumo de cerveja.
Aqui em Blumenau, inúmeras cervejarias foram se instalando nos últimos anos. Entretanto, a Bierland com mais de 20 anos de trajetória, além de ter sido uma das primeiras a se estabelecer na cidade é uma das pioneiras a mobilizar o movimento de cervejarias artesanais na região.
Com rótulos altamente premiados no Brasil e no mundo, a cervejaria preza pela oferta de produtos de qualidade, a exemplo da cerveja estilo Vienna, que detém nada menos que 23 títulos, entre competições nacionais e internacionais. Ao total, são mais de 120 condecorações conquistadas pela Bierland.
De acordo com o sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger, a cervejaria sempre buscou se adaptar a realidade de mercado. “Em vários momentos fizemos investimentos pontuais, mesmo em períodos de recessos e de crises como tivemos no país e no mundo. Mas o tempo nos provou que nossas ações foram acertadas, como primeiramente apostar em garrafas e anos mais tarde, investir na comercialização do nosso produto em latas”, avalia.
Com sua estrutura atual, sediada no bairro Itoupava Central, a cervejaria tem capacidade mensal de produção de 120 mil litros da bebida, quantidade esta que varia conforme a demanda do período, a considerar o mês de outubro, quando a Bierland é uma das fornecedoras de chope e cerveja para a Oktoberfest, entre outras festas da região.
E por falar em estrutura, a cervejaria atualmente dispõe de uma loja de fábrica, onde o público vai poder adquirir todos os rótulos da Bierland, além de souvenires, acessórios e dos kits. A visitação a fabrica também é possível para o público externo, mediante agendamento prévio.
No ano 2023 a Bierland inovou ao entrar no mercado dos energéticos, apostando na marca Glamm. Com receitas próprias, a cervejaria trabalha na comercialização de cinco sabores, sendo o: Original, Rubi (frutas vermelhas), Tropical (frutas amarelas), Maçã Verde e o Classic Cooler Uva.
Esta nova empreitada da Bierland, na produção de energético e de outras bebidas além da cerveja faz parte de uma nova visão de mercado da empresa. “Somos sim uma cervejaria, mas somos também uma indústria do segmento de bebidas e isto é o que está em nosso radar para 2024 e para os próximos anos, que é olhar com atenção para outras bebidas e para novas oportunidades de mercado”, considera Krueger.