Apesar da oposição da França, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) pode beneficiar o Brasil, abrindo caminho para a entrada de pequenas e médias empresas francesas no mercado brasileiro, avalia o presidente da Câmara de Comércio França Brasil, Thierry Besse, em entrevista ao InfoMoney.
Impacto nas Relações Comerciais
Besse aponta que o acordo resolveria um paradoxo nas relações comerciais entre os países, visto que, apesar dos investimentos franceses no Brasil, o fluxo comercial ainda é baixo, cerca de 8 bilhões de euros em 2024. O setor de laticínios e produtos agroindustriais de alto valor agregado, assim como o setor industrial, incluindo o setor aeronáutico, seriam beneficiados. O Brasil é o país mais fechado comercialmente do G20.
Oportunidades para Empresas Francesas
O presidente da Câmara de Comércio França Brasil explicou que, inicialmente, as empresas francesas podem exportar seus produtos para o Brasil antes de decidirem estabelecer filiais. A entidade representa empresas francesas e brasileiras junto às instituições nacionais.
Contexto e Dados
Em 2024, as empresas francesas empregavam 500 mil pessoas no Brasil, sendo as maiores empregadoras estrangeiras, com 1,3 mil filiais estabelecidas no país e um faturamento de cerca de R$ 400 bilhões, segundo a Câmara de Comércio França Brasil. A França tem um histórico de investimentos no país de 70 bilhões de euros em 2024.
O governo francês se posicionou contra o tratado, decisão influenciada por pressão do agronegócio, de acordo com Besse.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp