O setor de memória e armazenamento, que liderou o mercado de ações em 2025, mantém o desempenho positivo em 2026, porém, profissionais de Wall Street questionam a sustentabilidade dessa alta.
Desempenho no início de 2026
Empresas como Sandisk Corp., Western Digital Corp., Seagate Technology Holdings e Micron Technology Inc. seguem no topo do índice S&P 500 em 2026. As ações da Sandisk subiram 16% no primeiro dia de negociação e acumularam alta de 49% nas primeiras quatro sessões. Western Digital, Seagate e Micron também registraram ganhos percentuais de dois dígitos.
Fatores impulsionadores e preocupações do mercado
O crescimento do setor é atribuído aos investimentos em infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) e ao aumento dos preços de componentes. No entanto, investidores questionam a magnitude dos ganhos, especialmente diante de incertezas sobre a continuidade dos investimentos em IA no ritmo atual. Peter Andersen, da Andersen Capital Management, aponta para o risco de o mercado superestimar a demanda futura e subestimar a ciclicidade histórica.
Avaliações e perspectivas
Apesar das altas, as empresas de memória e armazenamento são negociadas com avaliações mais baixas do que outras empresas de tecnologia. A Micron é negociada a 10 vezes o lucro estimado, enquanto a Sandisk está em torno de 20. No entanto, alguns investidores profissionais estão cautelosos, considerando os riscos associados aos investimentos em IA. Analistas do Bank of America e da Needham, por outro lado, mantêm perspectivas otimistas para o setor, prevendo o aumento da demanda por armazenamento de baixo custo e memória de alta largura de banda.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp




