Search

A tecnologia presente na Oktoberfest

Neste artigo, vou ressaltar que tradição e tecnologia podem estar lado a lado trazendo melhorias diversas para a sociedade. No campo cultural, isso é mais do que evidente. Afinal, pode-se preservar o legado de manifestações artístico-culturais dos povos, deixando-os eventos festivos mais interativos e dinâmicos para quem participa.

Um exemplo é a edição 2022 da Oktoberfest de Blumenau. No Brasil, o evento é uma das principais festas culturais do país e, no mundo, é a segunda maior celebração à cultura alemã. Ocorre até o dia 23 de outubro e reúne diversas atividades para o público: como shows, festivais de chope, gastronomia, danças típicas e muitas atrações para toda a família.

Oktober Karte: pagamento por aproximação

No entanto, um dos diferenciais dessa edição é a utilização de tecnologias para dar mais praticidade ao público que deseja participar do evento. Isso porque tanto a venda de ingressos quanto a venda de alimentos, bebidas e até mesmo a gestão das equipes operacionais que atuam para a realização da festa é baseada no uso de plataformas digitais.

O cartão para utilização dentro da Vila Germânica, o Oktober Karte, é desenvolvido com a tecnologia Near Field Communication (NFC) que tem a funcionalidade de ter um sistema de identificação por aproximação. Com isso, o visitante não precisa utilizar dinheiro em espécie ou outros cartões de crédito.

Com a tecnologia de pagamento por aproximação, o Oktober Karte dispensa o uso de senha e tem inúmeras funcionalidades. Ele pode servir como ticket para ingresso no festival, mas também para pagamento de comidas e bebidas no evento. Além disso, é possível recarregá-lo para usá-lo quantas vezes quiser.

Chopeiras com leitor de cartão pré-pago

A tecnologia pode favorecer para que muitos daqueles processos que geram infortúnios em festivais de grande porte sejam minimizados. Afinal, um evento do porte da 37ª Oktoberfest de Blumenau poderá receber um total de 600 mil visitantes.

Por isso, iniciativas como a que tem o objetivo de diminuir as filas para adquirir chope é saudada pelo público. Neste ano, os participantes da festa podem adquirir um cartão pré-pago, criado pela startup nacional My Tapp, e aproximar o cartão de consumo em um leitor instalado na chopeira. Em segundos, o visitante já pode degustar o chope que deseja consumir, sem interação humana.

Além de favorecer para que não sejam geradas extensas filas, essa tecnologia também oferece subsídios para os organizadores do evento poderem gerenciar o melhor padrão de cada produto em chope que será oferecido para o público.

Disponibilidade de internet 5G e sistemas de videomonitoramento

Mas há muito mais em inovação que ocorrerá durante a festa. Por exemplo, será testada durante a Oktoberfest a ultravelocidade da internet 5G. A TIM e a Unifique informaram que a tecnologia estará disponível para testes na Vila Germânica, o que demonstra a importância do evento para a economia não apenas regional, mas nacional.

Já em termos de segurança para quem visita a Vila Germânica ou trabalhará no evento, foi instalado um sistema de alta tecnologia em videomonitoramento. Com drones e câmeras de monitoramento que realizam reconhecimento facial, o evento aposta no uso da tecnologia para dar mais segurança ao público presente.

A 37ª Oktoberfest de Blumenau tem um sistema com banco de dados, em que imagens faciais de pessoas que causaram algum tipo de problema na última edição estão gravadas para que se faça o monitoramento delas na edição 2022.

Tradição e tecnologia lado a lado em Santa Catarina

Ou seja, esses são alguns dos exemplos de tecnologias implantadas na Oktoberfest 2022 que tem como intuito garantir praticidade, segurança e qualidade a uma das festas mais importantes do calendário brasileiro. E essa convergência entre tradição e tecnologia demonstra o quanto Santa Catarina e a região de Blumenau apostam na inovação como forma de potencializar ainda mais a economia.

Assim, preservam-se as tradições da colonização, mas sempre alinhando com o que de há mais moderno em inovação. Ações que garantem Santa Catarina como um dos principais polos tecnológicos do Brasil e do continente.

* As informações divulgadas e opiniões expressas pelos nossos colunistas neste site são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente o ponto de vista do Empreendasc.


Assista agora:
Empreendasc em 10 minutos com Maria Eduarda Lima

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Governança empresarial prática

Governança Empresarial Prática: Inovação e Crescimento

Destaques
Expansão de estrutura logística Menegotti

Grupo Menegotti expande estrutura logística para reforçar competitividade

Notícias
Empresas catarinenses no ranking Valor 1000

Santa Catarina se Destaca com 44 Empresas Entre as Maiores do Brasil

Notícias
Criado por inteligência artificial

O futuro já chegou: Por que todo empreendedor precisa estar atento ao desenvolvimento das I.A.’s

Colunas
Porto Itapoá opera três navios

Porto Itapoá aumenta eficiência operando três navios ao mesmo tempo

Notícias