Decidir montar o próprio negócio sempre é um desafio e geralmente a decisão parte em um momento de percepção de oportunidade de sanar uma dor no mercado. Foi realizando aluguéis de temporada que André Luís Cazagranda de Oliveira, sócio-proprietário das franquias da lavanderia self-service Laundromat de Blumenau, percebeu que a falta de máquinas de lavar nos apartamentos sob sua responsabilidade seria um problema a ser resolvido.
E como nada é por acaso, foi em uma conversa com o amigo de infância e colega de trabalho David Alexandre Kempczinski que ambos decidiram empreender juntos. “Nós já nos conhecíamos a bastante tempo e compartilhamos de uma visão de mundo muito parecida, isso facilitou a decisão de empreendermos juntos” comenta David, que complementa brincando “também fomos os responsáveis por uma patota de futebol por nove anos, então já tínhamos uma noção do resultado do nosso trabalho conjunto”. Isso reforça a importância de que os sócios tenham de fato uma relação sólida, afinal, como diz o ditado “sociedade é casamento”.
“Quando optamos por uma franquia como a da Laundromat, pensamos na facilidade de implantação e controle, por conta da estrutura oferecida pela franqueadora, além de que este modelo não exige funcionários nem mesmo a necessidade de darmos expediente no negócio. Isso nos permitiu mantermos nossos empregos e termos o empreendedorismo como uma fonte de renda secundária” enfatiza André, o responsável pela pesquisa e relacionamento com a Laundromat Brasil, a maior e mais antiga franquia de lavanderias em atuação no país.
Quatorze meses separam a primeira unidade aberta na cidade, da segunda que foi inaugurada no último sábado (03/12) no Supermercado Angeloni da Velha em Blumenau. Com os processos claros e o conceito de negócio consolidado, a franquia permite uma previsão maior de faturamento e organização, apesar de ter um teto de crescimento. Logo, é um negócio que exige a expansão para aumento de renda, mas facilita e muito o inicio da caminhada empreendedora.
Muitas vezes as pessoas imaginam, ou idealizam, que para empreender é necessário se jogar de um bungee jump. É fato que as maiores vitórias e crescimentos costumam vir após um “all in”, porém, se pensado da maneira correta, é possível você fazer uma transição de vida “celetista” para “pejotista”, ou seja, deixar de ser um funcionário de carteira assinada para abrir o próprio negócio, de maneira gradual. A história desta dupla prova que é possível sim, com planejamento, dedicação, e muito trabalho depois do trabalho, como diria a lenda do Marketing Digital Ícaro de Carvalho, é viável empreender tomando menos riscos.
Com o desenvolvimento tecnológico atual, que facilita controle e processos, são muitas as oportunidades no mercado para quem busca investir com menos necessidade de esforço, basta encontrar uma dor, ou sonhos a serem realizados, pesquisar a solução e correr atrás.
Algumas lições quero registrar com essa história:
1- Para uma sociedade dar certo, é importante que os envolvidos tenham valores semelhantes;
2- É possível empreender tomando menos risco e fazendo uma transição;
3- Franquias são opções muito viáveis para quem está começando;
4- Não é preciso saber lavar roupa para ser cliente Laundromat, o processo é muito bem explicado para quem busca o serviço (rsrs).
A Laundromat oferece seus serviços em Blumenau nos endereços:
Rua Engenheiro Paul Werner nº 21 (Prédio Batestal)
Rua Humberto de Campos nº77 (Angeloni Velha)
Você pode segui-los nos intagram @laundromatblu.
Assista agora:
Empreendasc Entrevista com Andrey Tomazi da Flyjet