Search

Como os sócios podem garantir sucessão empresarial com Seguro de Vida?

Para quem não conhece o termo, a “sucessão empresarial” é o processo pelo qual passa uma empresa que precisa transferir poder e capital de um dirigente atual para um que vai substituí-lo.

A sucessão pode ocorrer simplesmente porque um sócio ainda em vida pode transmitir suas funções para um substituto (processo muito comum em empresas que têm muito tempo de mercado, quando uma geração mais jovem é colocada para dar continuidade à administração).

Também muito frequente é a sucessão que ocorre por falecimento de um sócio. Nesta situação, sua parte da empresa passa a ser dos herdeiros legais. E os sócios remanescentes acabam precisando comprar da família aquela parte da sociedade, caso estes herdeiros não tenham interesse ou preparo para assumir o cargo.

E é aqui que o Seguro de Vida pode garantir tranquilidade para a continuidade dos negócios:

Os sócios de um negócio podem aproveitar o próprio Seguro de Vida que normalmente já é contratado para a equipe, colocando os sócios entre si como beneficiários uns dos outros.

Desta forma, caso um dos sócios venha a faltar, a indenização que os demais sócios recebem pode ser utilizada para comprar da família aquela parte do sócio ausente.

Outro ponto positivo deste seguro é que não incide Imposto de Renda sobre o valor segurado e, por não ser considerado herança, não entra em inventário. Desta forma, a indenização é rapidamente disponibilizada aos interessados.

Vantagem adicional para herdeiros:

Na perda de um provedor, a utilização do Seguro de Vida para garantir a sucessão empresarial também representa um amparo e evita qualquer preocupação em precisar assumir a administração de um empreendimento.

Coberturas adicionais, para maior tranquilidade:

E, além da sucessão, caso a preocupação seja em garantir sua própria renda enquanto ainda vivo, lembre-se que o Seguro de Vida também apresenta esta possibilidade: você pode incluir coberturas que lhe garantem indenização nos casos de invalidez permanente por acidente ou doença, ou um “salário” nos casos de afastamento temporário.

Ninguém gosta de pensar na possibilidade da própria morte ou de uma invalidez. Contudo, o pior é passar pela situação. Justamente por isso, vale providenciar essa proteção o quanto antes. Daí para frente, todos vivem mais tranquilos.


Assista agora:
Empreendasc cast com Rafael Ventura

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Governança empresarial prática

Governança Empresarial Prática: Inovação e Crescimento

Destaques
Expansão de estrutura logística Menegotti

Grupo Menegotti expande estrutura logística para reforçar competitividade

Notícias
Empresas catarinenses no ranking Valor 1000

Santa Catarina se Destaca com 44 Empresas Entre as Maiores do Brasil

Notícias
Criado por inteligência artificial

O futuro já chegou: Por que todo empreendedor precisa estar atento ao desenvolvimento das I.A.’s

Colunas
Porto Itapoá opera três navios

Porto Itapoá aumenta eficiência operando três navios ao mesmo tempo

Notícias