Search

Sobrados: Um desafio público e privado.

Na última década popularizou-se ainda mais este modelo de construção conhecido como “sobrado” e isso aconteceu por diversos fatores. Listo alguns:

1- Custo menor de projeto. Por se tratarem de casas geminadas, basicamente você projeta uma delas, e replica o modelo base no espaço disponível do lote;

2- Maior aproveitamento de um terreno. Geralmente um terreno onde antes existia apenas uma casa, você consegue colocar duas ou até mais residências, a depender do plano diretor da cidade.

3- Maior poder de compra dos insumos necessários para construção, pelo fato de haver mais volume.

A questão fundamental nesse tipo de obra é o aproveitamento e a ampliação do valor geral de vendas por metro quadrado de lote.

O Mercado

Em cidades como Blumenau, e outros grandes centros, esse tipo de construção se tornou a regra em novas construções de casas, isso por conta da alta demanda por imóveis e o limite de espaços disponíveis para construção.

Num primeiro momento, uma solução, mas com o tempo, um problema.

Solução porque ampliou o número de opções em um mercado com alta demanda, problema porque aumentou a quantidade de residências em loteamentos não necessariamente projetados para este fim.

Sobrecarga elétrica, hidráulica, e muito mais. Problemas como a falta de estacionamento por exemplo, já são sentidos em diversos loteamentos onde sobrados ou casas geminadas são a regra.

Já são perceptíveis a mudança de hábito nos consumidores, que cada vez mais buscam pelas tradicionais casas com quintal e espaços maiores, e que se veem desamparados por não encontrarem opções acessíveis.

No fim

Para a iniciativa privada fica o desafio de encontrar projetos viáveis financeiramente e que atendam a expectativa dos consumidores, já o poder público precisa pensar melhor as exigências para este tipo de construção, tendo em vista os desafios conjuntos que surgem após a implantação desse tipo de empreendimento.

Num mercado que cada vez está mais dinâmico, estar atento ao comportamento dos consumidores é fundamental.

Com grandes construtoras oferecendo produtos de alta qualidade através da verticalização, e com o consumidor classe média cada vez mais exigente por espaço e qualidade de vida, estariam os sobrados com os dias contados? Só o tempo dirá.

por JOÃO PAULO TAUMATURGO DA SILVA – Especialista em transações imobiliárias e intermediação de negócios.


Assista agora:
Empreendasc entrevista com Carolina Schadrack

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Pedro Leonardo mercado imobiliário Santa Catarina

Pedro Leonardo fala sobre reinvenção e aposta no mercado imobiliário de Santa Catarina

Destaques
Inteligência Artificial nos negócios

Orvi Talks AI First reúne empresários para discutir aplicação prática da Inteligência Artificial nos negócios

Colunas

Isenção do IR: Medida impacta varejo e renda de mais de 15 milhões

Economia

Carnaval 2026: Camarote na Sapucaí custa R$ 8 mil; veja preços em SP e BA

Notícias

Apostadores online superam especialistas em previsões econômicas, revela estudo

Economia