Search

A Torta Glória original era de uva

Hospedagem, tradição e gastronomia..

Quem nunca ouviu falar da Torta Glória, ou então das tradicionais cucas do Cafehaus? Hoje, o nosso episódio foi cheio de sabor e tradição. Recebemos em nosso estúdio o senhor Lothar Klems, gestor do Cafehaus Glória, que nos presenteou com uma cuca, sendo degustada ao vivo, repleta de sabor e história.

O famoso Cafehaus teve sua origem em 1977, mas tudo iniciou a partir da ideia do hotel. Após uma viagem à Alemanha, o tio-avô de Lothar resolveu abrir um hotel na cidade para que todos da família pudessem trabalhar, sendo fundado na década de 50 o Hotel Rodoviário. Após essa construção, já na década de 60, ele resolveu então construir um novo hotel, onde é atualmente o Glória. Na década de 70, ocorreu a venda do Hotel Rodoviário, mantendo apenas o Hotel Glória. Mas você sabe de onde surgiu o nome “Glória”?
Por ser tradicional na família, logo vem a mente de todos que é algum sobrenome ou algo relacionado. Porém, neste caso, o nome surgiu através de um hóspede que ouviu que estavam à procura de um nome para o hotel e disse ter sonhado com um nome que poderia ser utilizado. O hóspede escreveu o nome em um papel e entregou para a família, que gostou da ideia, e assim registraram o nome Hotel Glória.

Sempre reconhecidos pela excelência e capricho em tudo que faziam, se tornaram referência no serviço hoteleiro. Excelência essa que foi parar até na cozinha através das culinárias dos cafés da manhã, que eram servidos aos hóspedes. As receitas originais, até hoje, são de família e inicialmente eram produzidas pela própria mãe e tia de Lothar. O espaço do café era pequeno e totalmente diferente do que é hoje.

Devido à necessidade de ampliação e também à alta procura pelos doces do hotel para festas e eventos, resolveram então criar um café colonial anexo ao hotel, e assim surgiu o famoso e renomado Cafehaus.

Em 1993, com a abertura do Shopping Neumarkt no centro da Cidade, a confeitaria foi convidada a ter um espaço dentro do shopping para a comercialização dos produtos que eram tão solicitados. Montaram então, uma loja vitrine apenas com produtos prontos para levar. Em 1999, iniciaram com serviço de Buffet para almoço, mas na época era como funciona hoje com os demais restaurantes, servia e fazia a refeição na praça de alimentação, mas, logo surgiu a necessidade e interesse do público por um espaço mais reservado. Foi onde reformularam a estrutura, dando espaço ao Café Colonial com um design mais aconchegante e conservado, diferente de apenas sentar na praça de alimentação compartilhando do mesmo espaço dos demais estabelecimentos.

Depois de alguns anos, encerraram o contrato com o Shopping e resolveram expandir para outras áreas, inaugurando assim a outra loja que fica atualmente na Rua Humberto de Campos e atende com produtos na vitrine, almoço e o tradicional café colonial. A confeitaria original anexa ao hotel, continua atendendendo também o café da manhã, almoço e café colonial.

Com suas receitas tradicionais e saborosas, o Cafehaus tem sua marca registrada na tradicional Torta Glória, a torta de morango. E pasmem, a primeira versão dela não era de morango, mas sim de uva, e deu muito trabalho a toda equipe para conseguir otimizar a logística de produção dela, queimando inclusive muitos liquidificadores, até conseguir produzir a massa de forma mais industrial, sem perder a qualidade.

Além da torta Glória, que é sucesso, o Cafehaus possui outras receitas como a cuca e strudel, que são tradicionalíssimas e que foram deixadas desde a época de abertura, seguindo hoje padrões e fichas técnicas, mas mantendo sempre a receita original e tradicional da família. Vale salientar que estes produtos não possuem conservantes, tornando-os ainda mais saborosos.

Tradição da cidade de Blumenau, hoje o Cafehaus é ponto de referência para reuniões empresariais, grupos de amigos (as), famílias e turistas que procuram por um espaço aconchegante, acolhedor e com um saboroso e tradicional café colonial.

Lothar ressalta a ideia de manter sempre a excelência, qualidade e conforto, tanto da hotelaria quanto no café, e principalmente levar as delícias da confeitaria Cafehaus a mais pessoas, para que todos tenham a oportunidade de saborear as receitas culturais da nossa região.

Uma conversa sobre turismo, hotelaria, café, inovação sem perder tradição e qualidade!

Confira nosso episódio completo.

Ouça nosso conteúdo no spotify

Confira as fotos

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Glauco Lissoni transforma desafios em oportunidades

Como Glauco Lissoni Transforma Desafios em Oportunidades

Colunas
Santa Catarina empresas abertas 2024

Santa Catarina supera 200 mil novas empresas abertas em 2024

Notícias
Retenção de talentos no trabalho híbrido

Empresas Presenciais Enfrentam Desafios para Reter Talentos

Notícias
Elon Musk processa OpenAI e Microsoft

Elon Musk processa OpenAI e Microsoft por práticas monopolistas em IA

Notícias
Ex-engenheiro da Tesla palestra em Jaraguá do Sul

Ex-Engenheiro da Tesla Aurélio Rosa Participa do Novale Experience 2024

Notícias