Search

MEI UP terá nova turma no Vale do Itajaí

Em 2023, o programa MEI UP, focado em desenvolver microempreendedores individuais para elevar seus negócios a um novo posicionamento de mercado e elevar o patamar de competitividade, foi aplicado pela primeira vez no Vale do Itajaí, com um grupo de MEIs de Blumenau. Agora é a vez de empreendedores do segmento na cidade de Indaial participarem da iniciativa. As inscrições para os interessados na solução gratuita estão abertas e devem ser feitas no link https://forms.office.com/r/23wqsfGugn

Para a analista de negócios do Sebrae/SC responsável pelo programa na região, Alice D’Oliveira, o MEI UP traz uma nova visão do negócio, potencializa o que há de bom na proposta de mercado e abre janelas para outras oportunidades de produtos e/ou serviços. “É uma chance de realmente alavancar o empreendimento, de fazer o microempreendedor individual sair da sua zona de conforto e alçar voos maiores, subindo um degrau na estrutura do seu negócio e também na sua postura como empreendedor”, afirma.

O programa tem duração de 10 meses, período em que o MEI recebe uma análise de perfil individual, além de aulas e oficinas com especialistas em gestão. Os conteúdos são distribuídos em quatro módulos, com acesso a ferramentas de gestão empresarial, modelagem do negócio e gerenciamento de equipe. Além disso, o participante também recebe orientações sobre como obter mais resultado e aumento de faturamento. “O programa é voltado para aquele MEI que quer crescer, que busca expansão do negócio e mudança de porte da empresa. Através dessa metodologia é possível traçar um planejamento conciso que leve a esse novo cenário empreendedor”, comenta Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Vale.

1ª edição

Deysi Kuchmanski foi uma das participantes da turma pioneira do MEI UP no Vale do Itajaí ano passado. Proprietária de uma empresa que produz bonés de ciclismo, ela não estava preparada para o crescimento que seu negócio teve em 2022 e precisava de ajuda para continuar fazendo o empreendimento se consolidar no mercado. “A forma como estava conduzindo a marca não estava sendo sustentável e, por acúmulo de funções, o trabalho não estava gerando o lucro necessário para a empresa ter giro de capital e isso já estava me desestabilizando emocional e financeiramente”, comenta.

Segundo ela, as soluções aprendidas no curso foram aplicadas desde os primeiros encontros e toda a assessoria dos especialistas, as planilhas disponibilizadas e os encontros em grupo trouxeram inteligência emocional e empreendedora, além da capacidade de saber lidar e resolver problemas de forma ágil.

Um levantamento do Sebrae/SC apontou que na primeira edição do MEI UP em Blumenau, 63% dos MEIs agregaram novos serviços ao portfólio após a conclusão do programa; 18,2% afirmaram terem potencializado suas habilidades comportamentais como empreendedor e o faturamento médio dos participantes cresceu em média 25% até a finalização do projeto.

A segunda turma do MEI UP, que será em Indaial, segue com inscrições abertas até o dia 22 de março. A iniciativa do Sebrae/SC terá parceria entre a Sala do Empreendedor de Indaial, Prefeitura Municipal de Indaial, Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) e Sesi Indaial. 

Fonte: Roberta Koki – TREVO COMUNICAÇÃO

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Marca Cristal Blumenau

Empresa Carioca Adquire Marca Cristal Blumenau por R$ 25 Mil

Notícias
Sigma Tech Park Tubarão

Sigma Tech Park: Centro de Inovação que Revoluciona o Sul Catarinense

Inovação
Avanços da ProWay em 2024

ProWay celebra avanços sociais em 2024 e revela planos inovadores para 2025

Notícias
Prêmio Mulheres Inovadoras

Empreendedoras catarinenses transformam inovação em reconhecimento nacional

Empreendedorismo
Marco Merini e seus restaurantes

Marco Merini: Estratégias e Sabores que Conquistaram Blumenau e Região

Destaques