Reuniões, embora necessárias, frequentemente recebem críticas por serem longas e pouco produtivas. O artigo apresenta dicas de gestão para conduzir reuniões eficazes.
Prepare-se para liderar uma reunião com alta carga emocional
É recomendado visualizar a reunião com antecedência, imaginando o ambiente e as pessoas. Antecipe desafios e planeje respostas. Reflita sobre os aspectos positivos das pessoas envolvidas para fortalecer a resiliência emocional e abordar a interação com empatia e clareza.
Evite a ressaca de reuniões na sua equipe
Para evitar reuniões improdutivas, a publicação sugere incentivar a participação dos membros da equipe. Recomenda-se reduzir a lista de participantes, transformar pautas em planos de ação e definir a duração das reuniões. É indicado atribuir responsáveis a cada ação e esclarecer os próximos passos antes do término da reunião.
Aumente a participação da equipe nas reuniões
Comece esclarecendo expectativas e delineando os comportamentos de apoio desejados nas reuniões. Ofereça diferentes formas de contribuição e alterne a facilitação entre os membros da equipe.
Ajuste as reuniões híbridas que estão com problemas
Recomenda-se tratar as reuniões como parte da cultura da empresa e determinar boas práticas. É indicado identificar e investir em líderes de reuniões e usar dados para obter insights relevantes.
Use a curiosidade para manter suas reuniões nos trilhos
Direcione a atenção da equipe para identificar o problema a ser resolvido. Peça a opinião dos outros e escute ativamente. Ofereça feedback, mas evite linguagem julgadora.
Tornando reuniões ruins melhores
O texto sugere que, antes da reunião, se procure o organizador para verificar a existência de pauta e materiais relevantes. Durante a reunião, retome a pauta e aponte quando a conversa estiver fora do assunto. Após a reunião, procure o organizador para comparar anotações e esclarecer os próximos passos.
Executivos: repensem suas reuniões individuais
É sugerido usar reuniões individuais para desenvolvimento e dedicar tempo ao crescimento de carreira. Transfira a tomada de decisão para reuniões de capacidades e coloque as pessoas certas na sala. As reuniões executivas devem ser centradas em perguntas sobre os temas que exigem a atenção da equipe.
As dicas foram adaptadas de diferentes publicações, incluindo a Harvard Business Review.




