Search

Porto de São Francisco tem recorde histórico no tempo de carregamento de navio de soja

O Porto de São Francisco do Sul confirmou o recorde histórico no tempo de carregamento de um navio de soja: foram 67 mil toneladas em 26 horas. Assim, o navio Smirna, de bandeira das Ilhas Marshall, foi liberado pela autoridade portuária, na madrugada deste domingo, para seguir viagem ao seu destino final, a China.

O recorde foi graças à eficiência dos shiploaders, equipamentos de carregamento dos grãos. O maquinário tem recebido investimentos constantes do Porto, que melhoraram exponencialmente o seu desempenho.

“Conseguimos que ambos os shiploaders operassem com a sua capacidade máxima de 1,5 mil toneladas por hora, durante todo o procedimento”, explica Guilherme Medeiros, gerente de Infraestrutura do Porto.

Ele enfatiza que somente houve paradas para a troca dos porões que receberiam a soja.
Assim, a média de carregamento das 67 mil toneladas do grão ficou em 1.278 toneladas por hora, em cada shiploader.

“Alcançamos a nossa meta, que buscávamos há muito tempo: tempo zero de parada do shiploader”, comemora Medeiros, acrescentando que, para isso, foi contratada uma empresa que faz a manutenção do equipamento 24 horas por dia, sete dias por semana.

É a segunda vez, numa semana, que foi quebrado o recorde no tempo de carregamento de grãos. Na quinta-feira, 23, o navio Canopus, da Liberia, também foi carregado em 26 horas, com uma média de 1.274 toneladas por hora.

Essa eficiência dos shiploaders reflete positivamente no tráfego marítimo, é o que afirma o gerente de Operações, Clayton Cipriano. “Reduzindo o tempo atracado, o Porto de São Francisco do Sul ganha em performance operacional, além de proporcionar aos nossos clientes uma redução de custo”.

Ainda de acordo com o executivo, se considerarmos os portos públicos, esse indicador coloca o Porto de São Francisco do Sul como um dos principais em termos de prancha média para embarque de grãos agrícolas

Esses recordes, segundo o gerente de Infraestrutura, só foram possíveis graças à cooperação e comprometimento de todos os envolvidos: a equipe do Terminal Graneleiro e da Gerência de Operações e os operadores do cais, além da empresa responsável pela manutenção do equipamento.

:: Dados gerais do Porto de São Francisco

  • Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
  • 3º melhor porto em desempenho do Brasil.
  • 4º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.
  • 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.
  • Maior extensão de cais entre os portos catarinenses (1,5 km), dividido em sete berços de atracação.

Fonte: Governo de SC | https://estado.sc.gov.br/noticias/porto-de-sao-francisco-tem-recorde-historico-no-tempo-de-carregamento-de-navio-de-soja/

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Pedro Leonardo mercado imobiliário Santa Catarina

Pedro Leonardo fala sobre reinvenção e aposta no mercado imobiliário de Santa Catarina

Destaques
Inteligência Artificial nos negócios

Orvi Talks AI First reúne empresários para discutir aplicação prática da Inteligência Artificial nos negócios

Colunas

Isenção do IR: Medida impacta varejo e renda de mais de 15 milhões

Economia

Carnaval 2026: Camarote na Sapucaí custa R$ 8 mil; veja preços em SP e BA

Notícias

Apostadores online superam especialistas em previsões econômicas, revela estudo

Economia