Investidores demonstram ceticismo em relação aos investimentos em inteligência artificial (IA) das grandes empresas de tecnologia. A informação foi divulgada após a divulgação de balanços, onde as empresas afirmaram que não reduziriam os aportes em infraestrutura e modelos de IA.
Uma pesquisa do Bank of America indicou que gestores de fundos e executivos financeiros consideram os gastos excessivos.
Avaliação do mercado
O levantamento ouviu 162 gestores responsáveis por cerca de US$ 440 bilhões em ativos. Um percentual recorde desses profissionais afirmou que as empresas estão “investindo demais” em despesas de capital, especialmente em data centers, chips e infraestrutura de IA.
Apenas 20% dos CIOs ouvidos disseram defender o aumento dos gastos de capital, uma queda em relação aos 34% registrados na pesquisa anterior.
Riscos para o mercado
Um quarto dos participantes apontou uma possível “bolha de IA” como o principal risco para o mercado em 2026. Cerca de 30% dos entrevistados consideram os gastos massivos dos chamados hyperscalers de IA como a fonte mais provável de um evento sistêmico de crédito.
O mercado passou a exigir resultados mais concretos.