A Sherritt International Corp. anunciou a suspensão da produção de níquel e cobalto em Cuba devido às restrições no fornecimento de combustível. A empresa informou a decisão em comunicado na terça-feira.
A empresa, com sede em Toronto, reduziu as operações em sua joint venture em Moa. A expectativa é que a mineração e o processamento sejam interrompidos na próxima semana. Atividades de manutenção planejadas serão realizadas durante o período de inatividade.
Impacto da Crise
A joint venture com a General Nickel Company SA, de Cuba, envia material semiprocessado para uma refinaria em Alberta, que tem capacidade combinada de 38.200 toneladas. A Sherritt recebeu notificação de que as entregas de combustível planejadas para Moa não seriam cumpridas. A empresa afirmou estar “em contato ativo com as contrapartes relevantes e avaliando todas as opções para o fornecimento de insumos”.
A refinaria da Sherritt em Fort Saskatchewan, Alberta, possui estoque suficiente para operar até meados de abril.
A Energas SA, joint venture de energia em Cuba na qual a Sherritt detém um terço das ações, continua operando conforme o planejado, sem qualquer impacto. A Energas gera eletricidade a partir de gás natural para a rede cubana, da qual a Moa obtém sua energia.
As ações da empresa caíram 7,3% às 9h43 em Toronto.