Uma formação rochosa conhecida como “Arco dos Namorados”, localizada na costa adriática da Itália, desabou no dia 14 de fevereiro, após dias de condições climáticas adversas. As autoridades locais emitiram um alerta sobre o risco de desabamento em outras áreas da costa.
O arco natural, parte das formações rochosas de Sant’Andrea, próximo a Melendugno, na região da Apúlia, era um ponto turístico popular.
Reação das autoridades
O prefeito de Melendugno, Maurizio Cisternino, descreveu o desabamento como um “golpe muito duro” para a imagem da região e para o turismo, segundo o jornal local Corriere Salentino.
Cisternino informou que chuvas fortes, ventos intensos e mar agitado foram as causas da destruição do arco. “A natureza recuperou o que criou”, disse o prefeito.
Impactos na costa
Autoridades alertaram para a possibilidade de desmoronamento em outras áreas da costa rochosa, onde rachaduras são visíveis.
As tempestades também danificaram trechos da costa do Mar Jônico, de Ugento às praias de Gallipoli, afetando estruturas e portos.
O mau tempo causou danos estimados em mais de um bilhão de euros no sul da Itália, incluindo um deslizamento de terra que levou à evacuação de mais de 1.500 pessoas em Niscemi, na Sicília.



