Nos últimos anos o segmento de podcasts vem crescendo e ganhando mais popularidade entre os brasileiros. Segundo o ranking Podcasts Stats Soundbite, o Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, ficando somente atrás dos Estados Unidos.
O Brasil é o segundo maior mercado de Podcasts do mundo, atrás apenas dos EUA. Segundo o Deezer, em 2022 o consumo de Podcasts cresceu 67% no país. Dos 120 milhões de internautas brasileiros, 40% deles (cerca de 50 milhões de pessoas) já ouviram algum tipo de programa de áudio, é um número absolutamente alto – mais do que toda população da Argentina.
Empresas como Azul Linhas Aéreas, Sanofi Pasteur, Natura Musical, Heineken e Tetra Pak apostam neste formato de comunicação.
Em 2023 chama a atenção a adesão aos podcasts de áreas tradicionais, como o mercado imobiliário e até de promoção de saúde, como a Dr Cuidado, empresa de Itajaí. O material, disponibilizado no Spotify, são meditações guiadas para alívio de estresse e ansiedade. Na cidade ao lado, Balneário Camboriú, o escritório de advocacia Juk Cattani colhe os resultados do investimento dos podcasts, seja de assuntos jurídicos e até de contábeis, já que a JCattani Contabilidade é do grupo.
O BGroup, de Florianópolis, que reúne empresas do mercado imobiliário, como Basseto Imóveis e Invest 7, aposta em podcasts com profissionais da equipe, cujo resultado, principalmente os cortes, serão usados nas redes sociais.
Além de amplo, o público é qualificado, mais escolarizado e com uma renda superior à média da população. Atualmente existe até mesmo uma associação brasileira de Podcasters (ABPOD) com dois mil Podcasts ativos e cadastrados no Brasil.
Fonte: Ricardo Macuco – RMC Comunicação