Search

Rússia acusa EUA de ‘asfixiar’ Cuba em meio à crise energética

A Rússia acusou os Estados Unidos de aplicar “medidas asfixiantes” contra Cuba, nesta segunda-feira, 9, em meio à crise energética na ilha caribenha.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, declarou que a situação em Cuba é crítica. Segundo ele, as medidas impostas pelos Estados Unidos causam dificuldades ao país.

Crise Energética em Cuba

Cuba enfrenta uma crise energética após o fim do fornecimento de petróleo por parte da Venezuela e diante de ameaças de Washington. Autoridades cubanas informaram às companhias aéreas sobre a suspensão do fornecimento de querosene por um mês, a partir de segunda-feira, 8. A medida obrigará companhias que operam rotas de longa distância a efetuar escalas técnicas.

O governo cubano anunciou, em 6 de janeiro, medidas de emergência, incluindo semana de trabalho de quatro dias e teletrabalho nas estatais, além de restrições na venda de combustíveis. Houve também redução de serviços de ônibus e trens, e fechamento de estabelecimentos turísticos.

Donald Trump assinou um decreto que indica que os Estados Unidos poderiam impor tarifas aos países que venderem petróleo a Havana. Trump também afirmou que o México, que fornece petróleo a Cuba desde 2023, deixará de fazê-lo.

Washington justifica sua política com base na “ameaça excepcional” representada por Cuba.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Legacy Capital: Projeta corte mais profundo da Selic e eleva posições em renda fixa

Economia

Bitcoin: Criptomoeda oscila após queda para US$ 60 mil, mercado debate fundo

Investimentos

BC prepara pagamento de clientes do Will Bank após liquidação, diz diretor

Economia

Rússia acusa Ucrânia de ordenar tentativa de assassinato de general

Internacional

Irã pode diluir urânio enriquecido se sanções forem suspensas, diz chefe atômico

Internacional