O bloqueio do X/Twitter no Brasil em 2024, devido ao descumprimento de ordens judiciais, influenciou políticas de controle sobre redes sociais na Europa.
Na Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou, em 3 de fevereiro, a avaliação de banir menores de 16 anos das redes sociais. A medida segue a restrição imposta pela Austrália, que começou a valer em novembro de 2025.
Bloqueio no Brasil em 2024
Em agosto de 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio da plataforma no Brasil por descumprimento de decisões judiciais, incluindo o bloqueio de contas. O acesso à rede social ficou interrompido por cerca de 39 dias.
Para o retorno da operação, a Justiça exigiu a nomeação de um representante legal, esclarecimentos sobre informações cadastrais e o pagamento de multas.
O especialista espanhol em soberania tecnológica Ekaitz Cancela afirmou que as ações na Europa, como as operações policiais na França e as propostas na Espanha, “seguem o manual que o Brasil estabeleceu em 2024 quando bloqueou o X por desafiar ordens judiciais”.
Na França, a polícia realizou buscas nos escritórios do X em Paris, e promotores emitiram intimações para Elon Musk e Linda Yaccarino. A ação faz parte de uma investigação sobre sete acusações, incluindo cumplicidade na distribuição de pornografia infantil.
A União Europeia anunciou que vai analisar as medidas adotadas pela rede e investigar as ações.
Na Espanha, Sánchez propôs medidas legislativas para barrar o acesso de menores de 16 anos, forçar a implementação de sistemas de verificação de idade e rastrear a disseminação de ódio. A proposta também visa tornar executivos responsáveis por conteúdos ilegais.