Search

Mercosul e União Europeia assinam acordo de livre comércio após 26 anos

O Mercosul e a União Europeia assinaram, em 17 de janeiro de 2026, um acordo que estabelece a maior área de livre comércio do mundo.

O acordo foi assinado após quase 26 anos de negociações. O Mercosul e a União Europeia juntos reúnem cerca de 720 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 22 trilhões.

Participaram da cerimônia os presidentes do Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, além da presidente da Comissão Europeia e do presidente do Conselho Europeu. O ministro das Relações Exteriores representou o presidente do Brasil.

A Cerimônia

A assinatura ocorreu em evento no Banco Central do Paraguai, mesmo local onde o tratado fundador do Mercosul foi assinado em 1991. Em seguida, foi realizada uma foto oficial.

O acordo prevê a eliminação gradual das tarifas sobre mais de 90% do comércio entre os dois blocos.

O acordo final se tornará vinculativo quando cada país “concluir os procedimentos jurídicos internos necessários” para sua entrada em vigor ou sua aplicação provisória.

As negociações tiveram início em 1999 e foram concluídas no final de 2024. A Comissão Europeia validou o acordo em setembro, após o que se criou a expectativa para a assinatura.

Para entrar em vigor, o acordo precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo parlamento de um dos países do Mercosul.

O acordo Mercosul-UE foi descrito pelo ministro das Relações Exteriores como uma “parceria com enorme potencial econômico”.

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

fintech catarinense crédito multibancos

Fintech catarinense avança na Faria Lima e reposiciona o acesso ao crédito no Brasil

Destaques

Colômbia investe US$ 1,7 bilhão em projeto antidrone contra ataques

Notícias

Santiago Peña fala sobre acordo Mercosul-União Europeia

Notícias

Ursula Von der Leyen: Acordo Mercosul-União Europeia cria zona de livre comércio

Notícias

Londres: Protestos contra projeto de embaixada chinesa; decisão em 20 de janeiro

Notícias