Estados americanos, incluindo Texas e New Hampshire, estão integrando o Bitcoin em seus balanços públicos. A iniciativa envolve republicanos e democratas e se manifesta por meio de medidas financeiras e orçamentárias estaduais.
O Texas foi o primeiro estado a adquirir Bitcoin, após legislação aprovada em 2024. Outros estados também aprovaram leis para investir em criptomoedas.
Novas legislações estaduais
New Hampshire aprovou uma lei em maio passado, permitindo que o tesoureiro estadual invista até 5% dos fundos estaduais em ETFs de cripto. O Arizona também aprovou legislação semelhante, enquanto Massachusetts, Ohio e Dakota do Sul possuem projetos em andamento.
A indústria de criptomoedas teve participação relevante em eleições estaduais e nacionais em 2024, sendo o maior doador corporativo. O setor está acumulando recursos para as eleições de 2026.
Bitcoin e o mercado
Enquanto o Congresso debate a estrutura do mercado de cripto, políticos estaduais buscam demonstrar apoio ao setor. Justin Marlowe, professor da Universidade de Chicago, observa essa tendência como uma forma de sinalização.
As ações dos estados incluem a autorização para que tesoureiros estaduais invistam em cripto e a criação de estruturas de governança, com requisitos de relatórios mais frequentes e acordos de custódia mais rígidos. O aporte inicial pode vir de caixa ou de criptoativos apreendidos pelo governo.
O pioneirismo do Texas
O Texas tem sido um centro de criptomoedas, impulsionado por sua posição na mineração de Bitcoin. O estado aprovou legislação que permite arranjos de custódia semelhantes às leis de armazenamento de ouro.
O Texas adquiriu participação em um ETF de Bitcoin, o BlackRock iShares Bitcoin Trust (IBIT). A compra foi feita em 20 de novembro de 2025, quando o preço de um Bitcoin era de US$ 91.336. A aprovação dos ETFs de Bitcoin pela SEC foi crucial para que os estados se sentissem confortáveis com as participações.
New Hampshire aprovou a emissão de um título municipal lastreado em Bitcoin em novembro passado. Em vários estados, criptoativos são aceitos como pagamento de impostos.
A aceitação de criptoativos representa uma alteração na filosofia de investimento de fundos estaduais e locais.