O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando uma “fila nacional” para analisar os pedidos de benefícios, visando diminuir o tempo de espera. A medida, anunciada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, permite que servidores de todo o país processem solicitações, independentemente da região de origem do pedido.
Os servidores do INSS poderão trabalhar em horas extras para acelerar a análise dos processos. A prioridade será dada aos pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio por incapacidade temporária e salário-maternidade, por serem casos em que os segurados necessitam urgentemente do benefício.
Novas Medidas e Modernização
A contratação de 500 novos peritos médicos, efetivada em novembro, também visa agilizar as perícias. Além disso, o sistema do INSS será paralisado por três dias em janeiro para modernização, com o objetivo de torná-lo mais confiável.
No final do ano anterior, cerca de 600 mil benefícios de prestação continuada ficaram paralisados, mesmo após a análise dos processos. A expectativa é que essa situação seja normalizada em janeiro.
O INSS não informou uma data específica para a implementação da fila nacional.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp