Quatro astronautas retornaram à Terra nesta quinta-feira (15) após uma emergência médica a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), pousando de paraquedas no Oceano Pacífico, perto de San Diego.
A equipe, composta por Zena Cardman e Michael Fincke (Nasa), Kimiya Yui (Jaxa) e Oleg Platonov (Roscosmos), deveria retornar no mês seguinte, mas a Nasa decidiu antecipar a volta devido a um problema de saúde de um dos tripulantes. A agência classificou a operação como uma “evacuação médica controlada”, a primeira em 25 anos de ocupação contínua da ISS por motivos de saúde.
O Retorno
A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, se desacoplou da ISS na quarta-feira (14), por volta das 19h20 (horário de Brasília). A reentrada na atmosfera ocorreu às 4h51 da manhã de quinta-feira, seguida pelo pouso no mar às 5h41 (horário de Brasília). Os astronautas foram resgatados e levados para um navio de recuperação da SpaceX.
A Nasa não divulgou detalhes sobre a condição médica do astronauta, mas informou que ele está estável. Os quatro astronautas passarão a noite em um hospital em San Diego antes de retornar a Houston.
Os astronautas permaneceram 167 dias no espaço nesta missão.
O astronauta que apresentou o problema de saúde está em condição estável.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp