As vendas no varejo dos Estados Unidos aumentaram 0,6% em novembro, superando as expectativas do mercado, com a recuperação nas compras de veículos e o aumento nos gastos das famílias, indicando um crescimento econômico sólido no quarto trimestre.
Dados Oficiais
O Census Bureau do Departamento de Comércio informou que as vendas no varejo subiram 0,6% após uma queda revisada de 0,1% em outubro. Economistas consultados pela Reuters previam um avanço de 0,4%. Os gastos do consumidor aumentaram em um ritmo acelerado no terceiro trimestre, impulsionando grande parte do ritmo de crescimento anualizado de 4,3% da economia durante esse período.
As vendas no varejo, excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, tiveram alta de 0,4% em novembro, após um ganho revisado de 0,6% em outubro. O governo informou que os preços dos alimentos tiveram o maior aumento em mais de três anos em dezembro, mesmo com a inflação geral sendo moderada.
Os gastos são em grande parte impulsionados pelas famílias de renda mais alta, enquanto os consumidores de renda mais baixa enfrentam dificuldades com o aumento do custo de vida.
A divulgação dos dados pelo Census Bureau está se normalizando após a paralisação do governo.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp