A China importou um volume recorde de soja em 2025, totalizando 111,83 milhões de toneladas, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. O aumento nas importações foi impulsionado principalmente pela crescente demanda da América do Sul.
De acordo com dados alfandegários divulgados, o aumento nas importações ocorreu em meio a temores de escassez de oferta, especialmente durante a escalada da guerra comercial com os Estados Unidos. As importações de dezembro, por sua vez, ficaram em 8,04 milhões de toneladas, um aumento de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A antecipação de compras em larga escala de soja sul-americana impulsionou o aumento das importações no primeiro semestre do ano. Analistas apontam que atrasos no desembaraço alfandegário resultaram na suspensão de operações em algumas usinas. Após uma trégua comercial com os EUA, Pequim intensificou as compras de soja americana, com estimativas de que quase 10 milhões de toneladas tenham sido adquiridas.
Diante de um cenário de oferta mais apertada, analistas projetam um total de 7,48 milhões de toneladas de soja importadas em janeiro e 5,2 milhões de toneladas em fevereiro. O governo chinês realizou leilões de soja armazenada em um esforço para liberar espaço para os embarques dos EUA esperados para as próximas semanas.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp