Search

Lula não vai ao Fórum de Davos em 2026; Tebet representará o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não comparecerá ao Fórum Econômico Mundial de Davos em 2026, repetindo ausências de anos anteriores. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, representará o Brasil no evento, que reunirá líderes globais entre os dias 19 e 23 de janeiro, na Suíça.

Lula sinalizou sua ausência no final de 2025, indicando que priorizaria agendas internas devido às eleições presidenciais. Ele confirmou viagens à Índia em fevereiro e à Alemanha em abril. Em anos anteriores, o Brasil foi representado por Fernando Haddad, Marina Silva, Nísia Trindade, Alexandre Silveira e Luís Roberto Barroso.

Presença de Simone Tebet

Simone Tebet participará do painel “Rompendo o teto de crescimento da América Latina” na quarta-feira, 21 de janeiro. O painel contará com a presença de Julio Velarde, presidente do BC do Peru; Altagracia Gómez Sierra, coordenador do Conselho Consultivo de Negócios do México; Juan Carlos Mora, diretor-executivo do Bancolombia; Ilan Goldfajn, Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Gillian R. Tett, reitor do King’s College, da Universidade de Cambridge.

Fórum de Davos 2026

O Fórum de Davos deste ano terá como tema central “Um Espírito de Diálogo” e reunirá cerca de 400 líderes políticos, incluindo 65 chefes de Estado e de governo, além de 850 CEOs e presidentes de empresas. Espera-se a presença de Donald Trump, que condicionou sua participação à ausência de temas da “agenda woke”, e do presidente argentino, Javier Milei, que repetirá suas críticas a pautas progressistas.

O presidente da Argentina, Javier Milei, fará um discurso, mantendo o tom crítico a pautas progressistas. O evento demonstra a importância da cooperação global em um cenário geopolítico complexo.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

liberdade econômica em Santa Catarina

Santa Catarina avança no ranking de liberdade econômica e reforça ambiente de negócios

Destaques
crescimento econômico de Santa Catarina em 2025

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no Brasil em 2025

Destaques
países recusam conselho de paz de Trump

Países rejeitam conselho de paz proposto por Trump e expõem fraturas diplomáticas

Destaques
Alexandre Jahn Blumenau Futsal

Do Ginásio Escolar ao Palco Nacional: A Jornada de Alexandre Jahn e a Construção do Blumenau Futsal

EmpreendaSC Cast
Elon Musk Davos Fórum Econômico Mundial

Aparição surpresa de Elon Musk em Davos reacende debate sobre poder das big techs

Destaques