Search

Espanha apreende 10 toneladas de cocaína vinda do Brasil

A polícia espanhola interceptou um navio mercante no Oceano Atlântico, apreendendo quase 10 toneladas de cocaína que havia partido do Brasil. A operação, realizada em janeiro de 2026, é a maior apreensão de cocaína em alto-mar da história da Espanha.

Detalhes da Apreensão

A ação foi realizada por agentes do Grupo Especial de Operações (GEO) da polícia espanhola em águas internacionais. No total, 13 tripulantes foram presos e uma arma de fogo foi apreendida. A embarcação fazia parte de uma rota de uma organização criminosa multinacional que enviava grandes volumes de cocaína da América do Sul para a Europa, com o Brasil como ponto de origem da droga.

A apreensão ocorreu em uma operação chamada Marea Blanca, que contou com a colaboração da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, da National Crime Agency (NCA) do Reino Unido, da Polícia Federal do Brasil, do CITCO e do Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC), além de autoridades da França e de Portugal.

Valor da Carga

A carga de quase 10 toneladas de cocaína, se comercializada no varejo europeu, poderia alcançar até R$ 6,8 bilhões (1,09 bilhão de euros). A estimativa é baseada em dados do relatório de 2025 da European Union Drugs Agency, que indicou o preço do grama da cocaína no varejo em até 109 euros.

O mesmo carregamento foi estimado em R$ 2,6 bilhões no atacado.

Dificuldades Logísticas e Apoio

Após a abordagem, o navio ficou sem combustível e permaneceu à deriva por quase 12 horas. Foi necessário o apoio da Sociedade de Salvamento e Segurança Marítima (SASEMAR) para rebocar a embarcação até o arquipélago das Ilhas Canárias.

Contexto da Apreensão

Antes dessa apreensão, a maior interceptação em alto-mar pela polícia espanhola ocorreu em 1999, com 7,5 toneladas de cocaína apreendidas. A Espanha é vista como um ponto crucial de entrada de cocaína na Europa, devido aos seus laços com a América Latina e sua localização geográfica.

Em outubro de 2024, a polícia espanhola apreendeu 13 toneladas de cocaína escondidas em um contêiner de bananas vindo do Equador, o maior volume já apreendido pelas autoridades espanholas.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

liberdade econômica em Santa Catarina

Santa Catarina avança no ranking de liberdade econômica e reforça ambiente de negócios

Destaques
crescimento econômico de Santa Catarina em 2025

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no Brasil em 2025

Destaques
países recusam conselho de paz de Trump

Países rejeitam conselho de paz proposto por Trump e expõem fraturas diplomáticas

Destaques
Alexandre Jahn Blumenau Futsal

Do Ginásio Escolar ao Palco Nacional: A Jornada de Alexandre Jahn e a Construção do Blumenau Futsal

EmpreendaSC Cast
Elon Musk Davos Fórum Econômico Mundial

Aparição surpresa de Elon Musk em Davos reacende debate sobre poder das big techs

Destaques