Search

Cade investiga Meta por suposta prática anticompetitiva no WhatsApp Business

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) iniciou um inquérito administrativo para investigar a Meta, por suposto abuso de posição dominante no Brasil. A investigação, divulgada em 13 de janeiro de 2026, apura se os novos termos de uso do WhatsApp Business prejudicam a concorrência com serviços de inteligência artificial (IA) de terceiros.

Queixa de startups levou à investigação

A investigação foi aberta após uma queixa registrada no Cade pelas startups Luzia e Zapia, em novembro de 2025. As empresas acusam a Meta de implementar termos de uso no WhatsApp Business que privilegiariam a Meta AI, em detrimento de serviços concorrentes.

A nova política, que entraria em vigor em 15 de janeiro, proíbe empresas especializadas em inteligência artificial de oferecer serviços no WhatsApp Business, caso a IA seja seu principal produto e não um recurso complementar.

Microsoft e OpenAI deixam o WhatsApp Business

Em decorrência da nova política, a Microsoft anunciou o fim da integração do Copilot com o WhatsApp. A OpenAI também encerrou a integração do ChatGPT com a plataforma.

Cade suspende aplicação dos novos termos

O Cade determinou a suspensão da aplicação dos novos termos do WhatsApp Business até a conclusão das investigações. A Superintendência-Geral (SG) do órgão analisa se as alterações pretendidas têm o potencial de fechar mercados, excluir concorrentes e favorecer indevidamente a Meta AI, que poderia se tornar a única opção disponível aos usuários da plataforma.

Se forem encontradas irregularidades, o Cade poderá determinar a abertura de um processo administrativo contra a Meta. Os detalhes da investigação estão disponíveis na página do Inquérito Administrativo n° 08700.012397/2025-63.

Posicionamento da Meta

Em resposta ao Tecnoblog, a Meta afirmou que as alegações são equivocadas. A empresa argumenta que o surgimento de chatbots de IA na Plataforma do WhatsApp Business sobrecarrega seus sistemas, que não foram projetados para esse tipo de suporte. A Meta considera que o canal adequado para a entrada dessas empresas de IA no mercado são as lojas de aplicativos, websites e parcerias na indústria, e não a Plataforma do WhatsApp Business.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Argentina: Inflação de dezembro atinge 2,8% ante novembro e 31,5% no ano

Internacional

Espanha apreende 10 toneladas de cocaína vinda do Brasil

Notícias

Apple lança assinatura Creator Studio para aplicativos de criação

Tecnologia

Meta investe em infraestrutura de IA com expansão de energia e data centers

Tecnologia

Microsoft Lens para Android e iOS será descontinuado em março de 2026

Tecnologia