Search

Setor de serviços tem queda de 0,1% em novembro após nove altas, diz IBGE

O volume do setor de serviços no Brasil apresentou queda de 0,1% em novembro em relação a outubro, conforme divulgado pelo IBGE nesta terça-feira, 13, interrompendo uma sequência de nove altas consecutivas. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de 2,5%.

O setor de serviços, que detém o maior peso no Produto Interno Bruto (PIB), demonstrava resiliência mesmo diante das restrições impostas pelos altos juros na economia.

Desempenho Acumulado

Com o resultado de novembro, o setor está 20% acima do nível de fevereiro de 2020, período pré-pandemia, e 0,1% abaixo do recorde da série histórica, atingido em outubro de 2025.

Variações nos Setores

Duas das cinco atividades de serviços analisadas apresentaram queda em novembro: transportes (-1,4%) e informação e comunicação (-0,7%). Em contrapartida, os serviços profissionais e administrativos (1,3%) e outros serviços (0,5%) registraram avanços em comparação com outubro de 2025. Os serviços prestados às famílias (0,0%) permaneceram estáveis.

Análise da Pesquisa

“O resultado demonstra uma certa estabilidade do setor de serviços em níveis elevados, uma vez que no mês anterior o setor havia alcançado o ponto máximo de sua série histórica, iniciada em janeiro de 2011. Para o mês de novembro, observa-se um equilíbrio entre taxas negativas e positivas. O destaque negativo é o setor de transportes, influenciado pelo transporte aéreo, transporte rodoviário de passageiros, transporte dutoviário e logística de cargas”, explicou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp

Esses posts também podem te interessar:

Confira também o EmpreendaSC Talk:

Relacionado

Argentina: Inflação de dezembro atinge 2,8% ante novembro e 31,5% no ano

Internacional

Espanha apreende 10 toneladas de cocaína vinda do Brasil

Notícias

Apple lança assinatura Creator Studio para aplicativos de criação

Tecnologia

Meta investe em infraestrutura de IA com expansão de energia e data centers

Tecnologia

Microsoft Lens para Android e iOS será descontinuado em março de 2026

Tecnologia