Um confronto físico ocorreu em manifestação na tarde de quinta-feira (8) no Largo de São Francisco, em São Paulo. O evento, que visava marcar os três anos do 8 de janeiro e protestar contra o Projeto de Lei da Dosimetria, envolveu militantes e o ex-deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (União Brasil).
Início do Conflito
A tensão começou com a chegada de figuras políticas ligadas à direita ao local, onde estavam militantes de esquerda. Segundo relatos e vídeos, o conflito teve início após Douglas Garcia subir às galerias superiores para gravar vídeos. Manifestantes reagiram, e o ex-deputado foi expulso do local, momento em que as agressões físicas começaram.
Reações e Acusações
O Centro Acadêmico XI de Agosto, um dos organizadores do ato, classificou a confusão como resultado de uma ação de políticos de direita. Em nota oficial, a entidade afirmou que a presença dos parlamentares visava incitar conflito para fins midiáticos. O vereador Rubinho Nunes (União Brasil) também esteve envolvido, afirmando ter sido agredido com uma garrafada.
Objetivos do Ato e Manifesto
A manifestação, convocada pelo Grupo Prerrogativas, pelo Centro Acadêmico XI de Agosto e pelo PT-SP, tinha como objetivo a divulgação de um manifesto sobre os ataques ocorridos em Brasília há três anos. O documento, assinado por diversas personalidades, define a data como um dia de celebração da vitória democrática.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp