TÓQUIO, 8 de janeiro de 2026 (Reuters) – O Banco do Japão (BoJ) informou, nesta quinta-feira, que as economias regionais do país estão em recuperação gradual e que empresas planejam manter o aumento de salários, indicando otimismo, mas alertou sobre os riscos das tensões com a China.
Recuperação Econômica e Perspectivas Salariais
Em reunião com gerentes de bancos regionais, o banco central manteve sua avaliação econômica para as nove áreas do país, reiterando que estão em recuperação ou se recuperando gradualmente, em comparação com três meses atrás. Em um resumo das pesquisas realizadas pelas filiais regionais, o BoJ também destacou que muitas empresas consideram necessário aumentar os salários no ano fiscal de 2026, mantendo o ritmo de 2025, impulsionado pelos altos lucros corporativos e um mercado de trabalho aquecido.
Impacto das Tensões com a China
Autoridades do BoJ expressaram preocupação com o impacto das tensões com a China. Hiroshi Kamiguchi, chefe da filial do banco central em Nagoya, afirmou que, embora o impacto seja limitado até o momento, pode se espalhar. Ele mencionou que empresas, tanto fabricantes quanto não fabricantes, estão atentas aos possíveis efeitos, considerando os laços estreitos na cadeia de oferta entre os dois países. Kamiguchi também alertou sobre a volatilidade do iene.
Visão Geral Regional e Próximos Passos
O resumo do BoJ revelou que muitas regiões observaram empresas repassando custos mais altos de insumos, mão de obra e distribuição por meio de aumentos de preços. A avaliação do banco central ressalta a convicção crescente de que a economia japonesa está resistindo ao impacto das tarifas mais altas dos Estados Unidos. As informações das filiais regionais serão consideradas na análise trimestral de crescimento e inflação do BoJ, na próxima reunião de política monetária, em 22 e 23 de janeiro.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp