Ibovespa sobe mais de 1% e busca os 164 mil pontos com dados de atividade no Brasil
O Ibovespa registrou alta de mais de 1% nesta terça-feira, 6, impulsionado por dados de atividade econômica no Brasil e pela valorização do petróleo. O principal índice da bolsa brasileira busca os 164 mil pontos.
Índice de Gerentes de Compras impulsiona alta
O índice dos gerentes de compras (PMI) do setor de serviços do Brasil subiu de 50,1 pontos em novembro para 53,7 pontos em dezembro. A S&P Global informou que essa é a expansão mais rápida em mais de um ano, com crescimento das vendas pelo segundo mês consecutivo.
Setor de serviços em alta, afirma estrategista
“O PMI é um indicador importante, de um observador externo sobre a nossa atividade. Serviços estão em alta. Isso mostra que a economia brasileira está rodando”, disse Pedro Cutolo, estrategista da One Wealth Management. Além da alta do Ibovespa, o real se valoriza em relação ao dólar. Cutolo também comentou sobre as taxas futuras e expectativa de corte de juros a partir de abril.
Outros mercados e expectativas para a balança comercial
O petróleo registrou alta de cerca de 0,60%, enquanto o minério de ferro subiu 0,69% em Dalian, na China. A balança comercial de dezembro e de 2025 será divulgada às 15 horas, seguida de entrevista com o vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin. A mediana para o superávit comercial em 2025 é de US$ 65,0 bilhões.
Às 10h48, o Ibovespa subia 1,30%, atingindo 163.976,71 pontos, após abrir em 161.869,76 pontos. Petrobras (PETR3; PETR4) apresentava alta, enquanto Vale (VALE3) cedia. Bradesco ON (BBDC4) registrou a maior valorização, com 2,04%.
Quer receber mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Entrar no canal do WhatsApp