A teoria é simples: Quanto menos risco você ou seu negócio oferecem, menos as companhias seguradoras precisam cobrar. Veja todas as dicas:
1 – Na empresa, faça Gerenciamento de Risco
Já escrevemos aqui no Empreenda SC sobre as vantagens do gerenciamento de risco. Ter sistemas de segurança, extintores e sprinklers, por exemplo, ajudam a puxar para baixo os custos do seguro, além de prevenirem a própria necessidade de acionar o seguro por conta de um sinistro.
2 – No caso do Seguro de Vida
Aqui temos mais 3 “sub-dicas”:
a – Cuide da saúde
Há uma Declaração de Saúde no momento da contratação do Seguro de Vida Individual que precisa ser preenchida pelo cliente. Quanto melhor nosso histórico de saúde, maior a aceitação e menores as chances de o seguro custar mais.
b – Contrate ainda jovem
Faixas etárias maiores demandam investimento maior, mas a contratação quando ainda somos jovens ajuda a manter os custos mais acessíveis à medida em que a idade avança.
c – Contrate como PJ
É bem comum que um Seguro de Vida em Grupo permita a contratação para sócios e colaboradores pelo mesmo valor de um seguro individual.
Claro que isso depende da quantidade de vidas no grupo, mas geralmente, uma mesma cobertura e um mesmo valor de cobertura, por pessoa, ficam mais baratos no seguro de vida empresarial.
3 – Ajude a reduzir fraudes
Mesmo quando não há uma fraude, existem fatores que já acabam levando a um aumento no preço dos seguros. Por exemplo: se ocorre de mais veículos serem furtados e poucos deles serem recuperados, naturalmente o valor de investimento em seguro tende a aumentar (ao mesmo tempo em que o próprio seguro se mostra mais necessário).
A fraude acaba por também impactar nos preços dos seguros, pois aumenta a ocorrência de sinistros. Então, aqui estão 5 medidas que você pode e deve tomar para reduzir fraudes:
a – Não agrave os danos para provocar perda total;
b – Utilize informações legítimas para contratar o seguro. Exemplo: no seguro auto, informe a idade correta do condutor, endereço real do pernoite do veículo, etc.;
c – Acione a seguradora para danos causados a terceiros somente se você foi realmente o culpado pelo acidente;
d – Não empreste a carteira do seguro saúde;
e – Ao contratar seguro saúde ou seguro de vida, não esconda a pré-existência de doenças.
Com estas atitudes, você garante que vai realmente receber indenizações devidas (já que é um direito da seguradora não indenizar em caso de fraude), além de ajudar a reduzir os custos com seguros. Afinal, ao não sofrer um prejuízo indevido, as seguradoras podem cobrar menos de todo mundo, e cada vez mais pessoas podem se proteger por preços mais acessíveis.
4 – Contrate com Corretor de Seguros
Grande parte das vendas de seguros acontecem nos bancos, porque aproveita-se o movimento das agências para a oferta e, infelizmente, muitas vezes como condição para viabilizar empréstimos e financiamentos com menores juros (uma venda casada que, por sinal, é ilegal). Mas os seguros em bancos e cooperativas de crédito tendem a sempre ser mais caros porque, para poderem vender seguros, estas instituições costumam ter a parceria de uma única seguradora parceira. Como são mais de 100 seguradoras no Brasil, além de ficar sem parâmetros, você está com menos de 1% de chances de ter feito a melhor contratação.
Agora, veja o que acontece ao contratar com corretor realmente capacitado e de confiança: ele pode primeiro verificar o que você precisa e, depois consultar todas seguradoras que cobrem o risco e, entre estas, ver qual tem o melhor preço. Para não deixar de ter um bom comparativo, nada como ter um corretor que esteja cadastrado nas mais diferentes seguradoras de primeira linha para ter certeza de que a melhor cotação foi encontrada para você.
Ao reduzir gastos com seguros, sobra não só para outras apólices que você talvez ainda não tenha contratado, mas também para investimentos e demais demandas para que seus empreendimentos cresçam em condições cada vez melhores de empregar e contribuir com o desenvolvimento econômico.
* As informações divulgadas e opiniões expressas pelos nossos colunistas neste site são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente o ponto de vista do Empreendasc.
Assista agora:
Empreendasc cast com Isaac Ville